No 1º trimestre de 2024, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras alcançou 2,7 bilhões de barris de óleo equivalente por dia, representando um aumento de 3,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (29) pela companhia em seu relatório trimestral de produção. Clique AQUI para ver na íntegra.
Por outro lado, houve uma queda de 5,4% na produção em comparação com o 4º trimestre de 2023, devido a paradas e manutenções de unidades. Essas perdas foram compensadas pelo ramp-up das plataformas Almirante Barroso, P-71, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba, além da entrada em produção de 19 novos poços.
No segmento de refino, a produção total de derivados no 1º trimestre foi de 1.753 milhão de barris, com diesel, gasolina e QAV (querosene de aviação) representando 67% desse total. O fator de utilização das refinarias ficou em 92%, acima do registrado no 1º trimestre de 2023 (85%).
As vendas de derivados de petróleo tiveram uma queda de 4,9% em comparação com o trimestre anterior e de 2,9% em relação ao 1º trimestre de 2023. A maior redução foi na comercialização de gasolina, com queda de 6,8% na comparação ano a ano.
A Petrobras atribui essa queda à sazonalidade típica, com pico de consumo no último trimestre de cada ano, além da perda de participação para o etanol no abastecimento. E mais: Lula (PT) é multado em R$ 250 mil pelo TSE. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Poder360)