Líder do PL revela prioridades da oposição para 2025

direitaonline



O novo líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), de 50 anos, possui uma lista bem definida das prioridades do seu partido.

Durante entrevista ao portal Poder360, ele destacou três pontos principais: “Anistia – trata dos envolvidos no 8 de Janeiro; Mudar Ficha Limpa – poderia tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elegível novamente; Economia – diz que a oposição tem de pressionar o governo a gastar menos.”



Cavalcante esclarece que a anistia não se aplicaria ao ex-presidente Bolsonaro, uma vez que ele não foi condenado pelos eventos do ‘8 de Janeiro’. A questão de Bolsonaro seria tratada na reforma da Lei da Ficha Limpa. Ele menciona que pretende apresentar um relatório substitutivo para modificar a legislação, mantendo a punição de inelegibilidade de 8 anos para casos de corrupção, mas alterando outros aspectos.

Com uma relação próxima tanto com Bolsonaro quanto com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, Cavalcante foi escolhido para liderar o partido num momento crucial, que inclui as eleições presidenciais de 2026. Ele ocupará o cargo até o início de 2027.



“A nossa prioridade 01 é trazer justiça às pessoas que estão sendo punidas injustamente, sem o devido processo legal, pelo 8 de Janeiro”, declarou Sóstenes em entrevista ao Poder360, realizada em seu gabinete na liderança do PL.

Em seu terceiro mandato como deputado federal, Sóstenes também é pastor evangélico da igreja Assembleia de Deus, Vitória em Cristo, onde é amigo pessoal de Silas Malafaia.



Outra meta de Cavalcante é coletar assinaturas suficientes para instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os Correios, que, sob a administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), têm enfrentado seus maiores prejuízos históricos. “Temos que saber se é só má administração ou se tem corrupção de volta. Devemos isso à sociedade”, afirmou.

O espaço que Sóstenes agora ocupa foi, por décadas, do presidente da Casa e foi remodelado em homenagem ao estilo de Ulysses Guimarães, com uma mesa em L e um conjunto de sofá e poltronas para receber convidados. Veja abaixo trechos da entrevista e clique AQUI para ler na íntegra e/ou assistir à sabatina.



Quais as prioridades do PL sob a sua liderança? “Temos a pauta da segurança pública, que sempre é uma marca do partido. Precisamos enfrentar essa questão no Brasil. Além disso, precisamos de justiça para as pessoas que estão sendo punidas injustamente, sem o devido processo legal, pelo 8 de Janeiro. É a prioridade 1”.

Quantas comissões o PL entende que tem direito e quais estão fechadas? “O PL tem direito a 6 comissões pelo regimento. A ordem das pedidas também é regimental. A primeira e segunda pedida são do PL. Eu não abrirei mão do que o regimento me dá direito, até porque não houve nenhum tipo de acordo na eleição do presidente Hugo Motta. Estou conversando, ouvi o presidente Valdemar Costa Neto, o presidente Bolsonaro, a bancada. Estamos montando esse quebra-cabeças. Vamos pedir as melhores comissões. Eu imagino, pelo histórico que temos na Câmara dos Deputados, que a definição vai ficar para depois do Carnaval.” (Foto: Ag. Câmara; Fonte: Poder360)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Voto distrital: novo presidente da Câmara anuncia atualização do projeto

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a comissão especial para discutir a implementação do voto distrital misto nas eleições para deputados federais, distritais, estaduais e vereadores vai ser criada após as definições das comissões permanentes da Casa. A comissão vai analisar o Projeto de Lei […]