Aos 18 anos, Princesa da Espanha faz juramento à Constituição

direitaonline



A monarquia espanhola teve mais um gesto de estabilidade institucional, nesta terça-feira (31), no dia da maioridade da Princesa das Astúrias. Aos 18 anos, Leonor de Borbón Ortiz atingiu a maioridade e a celebrou, conforme estabelece a Constituição , jurando fidelidade à Carta Magna.

No Palácio Real, a Princesa recebeu o ‘Colar da Ordem de Carlos III’ que lhe foi concedido pelo Governo. Depois de o pai, o Rei Felipe VI, ter-lhe colocado o acessório, Leonor agradeceu-lhe a condecoração e garantiu que “a partir de hoje” incorpora o seu lema “ virtude e mérito” ao seu estatuto de “Princesa das Astúrias e Herdeira da Coroa”.

A jovem recordou que com o juramento da Constituição se compromete com os princípios democráticos e o ardor constitucional: “Assumi uma grande responsabilidade com a Espanha perante as Cortes Gerais, que espero retribuir com a maior dignidade e o melhor exemplo”, garantiu.

A herdeira refletiu que a partir de hoje deve isso a todos os espanhóis: “Servirei em todos os momentos com respeito e lealdade” , prometeu. Por fim, num dia tão “importante”, fez um pedido: “Peço-lhe que confie em mim, pois depositei toda a minha confiança no nosso futuro, no futuro de Espanha”, disse a Princesa, num ato que terminou com um novo aplauso.

O Rei da Espanha começou a mostrar à ‘Princesa Leonor’ o caminho que ela deveria seguir. “Receber este Velo implica para você algumas responsabilidades que deverá assumir inspirado nos valores e ideais mais profundos; valores que você deve abrigar e fortalecer dia a dia em seu coração. Porque as suas ações – todas – devem ser pautadas pelo maior sentido de dignidade e exemplaridade, pela honestidade e integridade, pela capacidade de renúncia e sacrifício, pelo espírito permanente de melhoria, e pela sua dedicação sem reservas ao seu país e ao seu povo”, explicou o rei.

Ele então descreveu: “Você deve respeitar os outros, suas ideias e crenças; e você vai adorar a cultura, as artes e as ciências, porque elas nos dão a melhor dimensão humana para sermos melhores e ajudarem a nossa sociedade a progredir. Você será permanentemente guiado pela Constituição, cumprindo-a e observando-a ; servirás a Espanha com humildade e consciente da tua posição institucional; e você fará suas todas as preocupações e alegrias, todos os desejos e sentimentos do povo espanhol.”.

Em seguida, o presidente do Congresso dos Deputados pronunciou as seguintes palavras: “As Cortes Gerais acabam de receber o juramento que Vossa Alteza prestou, em cumprimento da Constituição, como herdeiro da Coroa. Senhoras e senhores. Viva a Constituição! Viva o Rei! Viva Espanha!”

 

O evento terminou com a interpretação do Hino Nacional e o encerramento da sessão das Cortes Gerais. Deputados socialistas boicotaram o ato institucional e não compareceram.

Após a tomada de posse da Constituição por Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias, no Pátio da Armaria do Paço Real, foi constituído o Grupo de Honras da Guarda Real. A Unidade Musical executou o Hino Nacional espanhol, na sua versão breve, enquanto, na esplanada da Catedral de Almudena, a Secção de Honras da Bateria Real disparou uma saudação de dezanove canhões, que são as honras militares que correspondem a Sua Alteza Real. a Princesa das Astúrias. Veja fotos da solenidade abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Comandante da Marinha alerta: Força recebeu apenas 10% do orçamento para munição, e 40% da frota serão aposentadas

A Marinha do Brasil está em crise e precisa de investimentos. Em cinco anos, a Força Naval brasileira terá de aposentar 40% de suas embarcações, deixando as costas brasileiras sujeitas a ameaças de potências estrangeiras. Além disso, os efeitos do ajuste fiscal do governo ameaçam até os recursos necessários para […]