Primeiro voo de “carro voador” no Brasil é realizado em São Paulo

direitaonline



Um vídeo dmostra o primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil. O modelo EH216-S, um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da fabricante chinesa EHang, foi testado na cidade de Quadra, no interior de São Paulo, na manhã dessa sexta-feira (20).

A aeronave realizou dois voos curtos, cada um com duração de 10 minutos, sem a presença de tripulantes ou passageiros, sendo controlada remotamente.

Os testes foram acompanhados por jornalistas e especialistas da indústria aeronáutica, sem qualquer registro de intercorrências. O EH216-S tem capacidade para transportar até duas pessoas, com uma carga útil de 220 quilos e um alcance de cerca de 30 quilômetros. O modelo é equipado com 12 baterias independentes e 16 motores, o que garante sua operação segura e eficiente.

Um diferencial desse eVTOL é que ele não requer a presença de um piloto a bordo. Toda a operação é realizada de forma remota, com um sistema inteligente de comando e controle. Isso permite que o voo seja planejado, monitorado e executado em tempo real diretamente do solo. O EH216-S é o primeiro veículo desse tipo no mundo e promete transformar o transporte aéreo urbano.

A tecnologia dos eVTOLs tem ganhado popularidade, especialmente em grandes cidades e áreas remotas com pouca infraestrutura. De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado para esses veículos, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Desde dezembro de 2023, o EH216-S tem sido exibido ao público em eventos, com o intuito de familiarizar as pessoas com a inovação.

De acordo com reportagem do G1, no Brasil a EHang é representada por duas empresas, a AT Global e a GoHobby. Esta última foi responsável pelo primeiro voo experimental sem passageiros no país, após obter a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, revelou que o “carro voador” custa cerca de US$ 600 mil, e já há uma lista de espera de compradores no Brasil, mesmo sem previsão de início das operações comerciais.

“A aeronave é vendida a US$ 600 mil. Hoje, a GoHobby faz uma pré-venda para pessoas interessadas e coloca as pessoas em uma fila. Já existe essa fila”, disse Buzaid. Ele acrescentou que as principais interessadas na compra são empresas dos setores de logística, táxi-aéreo e turismo, embora os custos das viagens para passageiros ainda não tenham sido divulgados. Assista na reportagem abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ex-prefeita de cidade de SC é autuada por furto de bolsa em hotel de Fortaleza

Gisa Aparecida Giacomin, ex-prefeita de Catanduvas, Santa Catarina, foi autuada por furto após pegar uma bolsa esquecida por uma hóspede em um hotel de luxo na Avenida Beira Mar, uma das áreas mais nobres de Fortaleza. O incidente ocorreu no dia 12 de setembro. Imagens das câmeras de segurança do […]