Prévia do PIB em junho vem quase três vezes acima expectativa do mercado

direitaonline
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, fala sobre juros e inflação, em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados.



O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira (15), que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), indica crescimento de 0,69% em junho, bastante acima das expectativas do mercado. Na comparação com o trimestre anterior, a alta foi de 0,57%.

Os números oficiais do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia, serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente em 1º de setembro.

Junho, parcial do ano e doze meses
De acordo com o Banco Central, em junho deste ano, na comparação com o mês anterior, o IBC-Br registrou uma expansão de 0,69%. No acumulado do primeiro semestre deste ano, ainda segundo o Banco Central, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 2,24% (sem ajuste sazonal). De acordo com o Banco Central, o indicador apresentou crescimento de 2,18% em 12 meses até junho. Nesse caso, o índice também foi calculado sem ajuste sazonal.

Análise
Segundo o comentarista de economia da Jovem Pan, Samy Dana, o resultado vem quase três vezes acima da expectativa do mercado, que era de apenas 0,25%. Segundo o analista, o dado é uma “excelente notícia”. Assista abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Despesa com funcionalismo público no Brasil cai para o menor nível desde 1996

O Ministério da Economia prevê encerrar 2022 no menor patamar de gasto com pessoal em 26 anos. Números apresentados pela equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) ao mercado financeiro recentemente mostram que essa despesa, que chegou a representar 4,2% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017 e 2020, deverá cair […]