O presidente da Guiana quer que o Brasil lidere a manutenção da paz na América do Sul. Ele também afirmou que já está em contato com o ‘Comando Militar do Sul’ dos estados Unidos. (veja no fim da reportagem).
Apesar deste desejo, até o momento Lula (PT) se limitou a pedir “bom senso” à Venezuela (país que ameaça a Guiana) e à própria Guiana (que corre rico de perder 77% de seu território).
Já na Venezuela, Nicolás chegou a apresentar um novo mapa do país incorporando o território de Essequibo, que pertence à Guiana. Veja abaixo!
Ordené de manera inmediata publicar y a llevar a todas las escuelas, liceos, Consejos Comunales, establecimientos públicos, universidades y en todos los hogares del país el nuevo Mapa de Venezuela con nuestra Guayana Esequiba. ¡Este es nuestro mapa amado! pic.twitter.com/qliW31Lyb9
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) December 6, 2023
A região é rica em petróleo, ouro, cobre e diamantes e representa 70% do território da Guiana. Segundo o governo, a iniciativa recebeu 95% de aprovação no referendo, no domingo (03), na Venezuela.
Em uma entrevista exclusiva à GloboNews, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse acreditar que o Brasil pode ajudar a evitar um conflito do seu país com a Venezuela:
“Estamos confiantes que o Brasil agirá de maneira responsável e que o Brasil agirá de maneira condizente com um país que demonstra maturidade e liderança. E uma vez que demonstremos maturidade e liderança, não há como apoiarmos as ações da Venezuela”. Clique AQUI para ver a entrevista (a Globo não permite a incorporação de seus vídeos exclusivos)
Presidente da Guiana diz que Forças de Defesa estão em “alerta total” e em contato com o Comando Militar Sul dos EUA.
Irfaan Ali também afirmou que está mantendo contato com Reino Unido, França e Brasil após escalada na retórica de Nicolas Maduro. pic.twitter.com/RFfXatdRln
— Metrópoles (@Metropoles) December 6, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander