Presidente Bolsonaro sanciona lei que simplifica concessão de benefícios do INSS

direitaonline



O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a Lei 14.441/22, que altera a análise de benefícios solicitados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), a norma decorre da Medida Provisória 1113/22, aprovada pelo Congresso Nacional com alterações.

A lei sancionada dispensa a passagem por exame da perícia médica para pedidos de auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença). Esse modelo já foi usado em 2020 e 2021 em razão das restrições na pandemia de Covid-19. A iniciativa busca diminuir a fila do INSS e racionalizar o fluxo de atendimento do RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e demais serviços.

Um ato do Ministério do Trabalho e Previdência definirá as condições para a dispensa do exame, quando a concessão ou não do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos.

Vetos
O presidente vetou a revogação de três trechos que alteravam a Lei 13.240/15, que trata do uso de imóveis alocados no Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS). Segundo o despacho presidencial, mudanças naquela lei propostas pela Câmara dos Deputados e mantidas pelo Senado contrariam o interesse público.

Com esses vetos, a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio, vinculada ao Ministério da Economia, continuará a representar legalmente o FRGPS caso detenha a gestão de imóveis funcionais ou não operacionais do INSS, e eventuais custos de manutenção continuarão sob responsabilidade do fundo. Os três vetos ainda serão analisados pelo Congresso, em data a definir. Para que um veto seja derrubado, é necessária a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e senadores (41), computados separadamente. E veja também: Em plebiscito, Chile rejeita proposta de nova Constituição. Clique AQUI para ver.


Agência Câmara dos Deputados
Foto: reprodução

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Liz Truss é eleita nova primeira-ministra do Reino Unido

Liz Truss foi eleita, nesta segunda-feira (5), a nova presidente do Partido Conservador e futura primeira-ministra do Reino Unido, derrotando assim seu adversário, Rishi Sunak. Aos 47 anos, ela será assim a terceira mulher primeira-ministra do país, após Margaret Thatcher e Theresa May. Ela recebeu 81.326 votos, enquanto seu opositor, […]