O presidente Bolsonaro foi sabatinado, nesta quarta-feira (29), em evento na Confederação Nacional da Indústria. O CNI promove o debate desde 1994, com o intuito da própria indústria apresentar suas propostas para os próximos anos aos pré-candidatos à Presidência da República. Também participaram, de forma virtual, Simone Tebet e Ciro Gomes. Lula não participou.
“Obviamente, preferia pra estar aqui do meu lado o Posto Ipiranga pra falar de economia. Porque eu me considero um técnico de um time de futebol. Quem entra em campo não sou eu, são os nossos ministros”, lamentou o presidente a ausência do Ministro Paulo Guedes.
Uma das promessas apresentadas aos empresários foi a recriação do Ministério da Indústria e Comércio. Desde o início do mandato essa antiga pasta foi aglutinado ao ministério da economia. O presidente afirmou que, se reeleito, os próprios industriais indicarão o ministro de Indústria e Comércio.
“O Paulo Guedes pegou uma missão enorme, um adensamento de mais quatro ministérios. Já separamos o Trabalho e Previdência de um lado e pretendemos, conforme foi sugerido na Fiemg há dois meses, em havendo uma reeleição, recriar o Indústria e Comércio, cujo ministro seria indicado pelos senhores, com o perfil dos senhores, para exatamente ter liberdade para trabalhar”, disse o presidente nesta quarta.
Bolsonaro disse ainda que, quando assumiu o cargo, o governo tinha problemas de vários tipos, inclusive “éticos, morais e econômicos”, e destacou que cada ministro teve liberdade para “mobiliar” sua respectiva pasta.
Durante sua fala no evento da CNI, Bolsonaro alertou que o Brasil “pode mudar de cor”, fazendo referência a uma vitória de um candidato de esquerda nas eleições de outubro.
“Os Estados Unidos não podem ficar isolados neste contexto. Estamos vendo o que aconteceu com a Venezuela. O que está acontecendo com a nossa querida Argentina, em especial na questão econômica. No Chile, que era redondinho, arrumadinho, também, tendo em vista as escolhas. A nossa Colômbia agora também. E o Brasil, com uma ameaça de mudar de cor. E nós sabemos que essa mudança de cor não deu certo em lugar nenhum do mundo”, disse.
Assista abaixo à sabatina de Bolsonaro