O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comunicou por meio de um vídeo em suas redes sociais que o Centro Educacional Unificado (CEU) em construção no bairro de Sapopemba receberá o nome de Papa Francisco, em reverência ao líder religioso falecido nesta segunda-feira (21). A homenagem foi anunciada enquanto Nunes se preparava para uma viagem oficial à China, com escala no Catar.
“E em homenagem, a gente vai dar o nome do CEU [Centro Educacional Unificado], ali em Sapopemba, como papa Francisco”, declarou o prefeito. A publicação no Instagram também informa que foi decretado luto oficial de sete dias na cidade de São Paulo.
No vídeo, Nunes rememorou o encontro que teve com o pontífice em 2024. “Recebi dele esse terço, que eu carrego todo canto que eu vou. Olha que privilégio, receber do Papa esse terço”, comentou. Em tom emocionado, acrescentou: “Nossos sentimentos, e que todo histórico do Papa Francisco possa continuar contagiando todas as pessoas naquelas ações e gestos de compaixão e amor ao próximo.”
Ao final do vídeo, o prefeito agradeceu: “Obrigada papa Francisco, por tudo que o senhor fez por nós. Obrigada pelo terço. Obrigada por tudo. Aí do céu continue cuidando da gente”.
Mais cedo, Nunes também havia prestado homenagem ao Papa em uma publicação escrita nas redes sociais: “Hoje nos deixou um homem exemplar, de fé inabalável, que lutou até o fim por um mundo mais justo e solidário. O mundo está de luto. Descanse em paz, Papa Francisco, o primeiro jesuíta a se tornar Santo Padre da Igreja Católica.”
A nomeação do CEU e o luto decretado são, segundo o prefeito, formas de manter viva a mensagem de fraternidade e compromisso social deixada pelo Papa Francisco.
Ver essa foto no Instagram