Prefeito italiano é denunciado por hastear bandeira do Brasil em protesto contra excesso de cidadania

direitaonline



O prefeito de Val di Zoldo, na região de Vêneto, Itália, Camillo De Pellegrin, foi denunciado por hastear uma bandeira do Brasil na fachada da prefeitura local. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.

O ato foi considerado por algumas autoridades italianas como um protesto contra o que veem como uma “sobrecarga” de pedidos de cidadania apresentados por brasileiros descendentes de italianos. A bandeira, que permaneceu na prefeitura desde o início do ano, foi retirada há pouco mais de um mês, mas a denúncia formal foi mantida pelo advogado ítalo-brasileiro Luiz Scarpelli.



“Solicitei uma intervenção por um ato que é moralmente inaceitável. Ele desrespeitou os brasileiros. Para nós, brasileiros, e também para nós, italianos, nossos símbolos são sagrados: se qualquer brasileiro fizesse isso com a bandeira italiana, eu denunciaria da mesma forma”, declarou Scarpelli ao jornal Il Gazzettino.

O prefeito justificou o gesto como uma forma de protesto contra o elevado número de processos de brasileiros reivindicando cidadania italiana, o que, segundo ele, estaria “travando” o cartório civil local. Pellegrin, que defende uma revisão do conceito de ius sanguinis — o direito à cidadania baseado na descendência —, afirmou que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a denúncia.

Questões jurídicas e possíveis desdobramentos
Luiz Scarpelli informou que apresentou a denúncia à presidência da República do Brasil, ao Itamaraty, à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Ele também afirmou estar disposto a levar o caso ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. “Eu sou um dos poucos que denunciaram fraudes escondidas por trás desses processos, ou ainda as agências que fazem promoções de Black Friday oferecendo ‘descontos’ na cidadania. Esses são criminosos e delinquentes. Nesse ponto, concordo com o prefeito e podemos trabalhar juntos. Mas antes, peço a ele que respeite o povo e os símbolos brasileiros”, complementou Scarpelli.



Por outro lado, o prefeito Pellegrin mencionou estar preparado para acionar a Justiça contra ‘ataques’ e ‘ameaças’ que teria recebido de brasileiros nas redes sociais. E mais: CBF e Nike renovam contrato até 2038. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Número de benefícios pagos pelo INSS supera 40 milhões em outubro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu a marca de 40,6 milhões de benefícios pagos em outubro, segundo dados da folha de pagamentos. Desse total, 34,3 milhões são benefícios previdenciários, enquanto 6,3 milhões referem-se a auxílios assistenciais. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho. Entre os pagamentos, 28,2 milhões correspondem […]