Prefeito no Ceará nomeia namorada e pai como Secretários em município

direitaonline



O prefeito de Moraújo, no Ceará, Ruan Lima (PSD), nomeou sua noiva e seu pai para cargos estratégicos em sua administração municipal.

Eleito para o primeiro mandato aos 32 anos, Ruan assumiu o cargo em 1º de janeiro e destacou a confiança em seus familiares durante a cerimônia de posse, na qual anunciou o “time” que o ajudará na gestão da cidade de cerca de 8.500 habitantes, localizada a 300 km de Fortaleza.



Leticia Luna Osterno, noiva do prefeito, tem 25 anos, está no último ano de internato de medicina e foi nomeada secretária de Saúde. Conforme informações do prefeito, ela também é empresária e possui “experiência em práticas hospitalares e conhecimento amplo do município”.

A gestão municipal justificou a escolha afirmando que a estudante terá a responsabilidade de formular políticas públicas e gerenciar os recursos da área de saúde.



O número dois na secretaria será o subsecretário Iramar Moreira, bacharel em enfermagem e especialista em Saúde Pública. Ele possui experiência como plantonista e gerente de UBS, conforme divulgado pela prefeitura.

Já Alex Lima, pai do prefeito, foi nomeado secretário de Relações Institucionais, cargo descrito como fundamental para a captação de projetos e recursos junto aos governos estadual e federal. Ruan se referiu ao pai como seu “braço-direito” e alguém em quem confia plenamente.



Segundo a administração municipal, tanto Alex quanto Leticia abrirão mão dos salários e destinarão os rendimentos a ações sociais no município, como a construção de moradias populares. Contudo, os valores das remunerações não foram divulgados.

Além dessas nomeações, Ruan indicou Marcos Aurélio Araújo, seu primo, para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Engenheiro e ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Moraújo, Marcos foi elogiado pelo prefeito, que afirmou confiar em sua capacidade técnica.



Em nota à imprensa, a prefeitura defendeu que as escolhas estão alinhadas à legalidade e aos princípios éticos. “As nomeações baseiam-se em critérios técnicos e políticos”, declarou a administração. No entanto, as indicações levantaram questionamentos em relação ao possível favorecimento familiar.

Em 2024, o governo federal destinou R$ 5,8 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Moraújo, com repasses voltados à atenção primária, gestão do SUS e assistência farmacêutica. Atualmente, a cidade conta com 11 estabelecimentos de saúde sob gestão municipal, incluindo postos de saúde e unidades de pronto atendimento. E mais: Moraes se manifesta sobre pedido de Bolsonaro para comparecer à posse de Trump. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Petrobras reduz home office e ouve reclamações de petroleiros

A Petrobras anunciou, nessa quinta-feira (9), mudanças no regime híbrido de trabalho. A partir de abril, todos os empregados que aderiram a esse modelo deverão trabalhar presencialmente pelo menos três dias por semana. Atualmente, o regime presencial é de dois dias semanais, com exceção dos gerentes, que já tiveram a […]