Foto: reprodução vídeo | Fonte: O Globo
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou a dissolução do Parlamento e oficializou a convocação de eleições legislativas antecipadas para 10 de março, em resposta à renúncia, ocorrida em novembro, do primeiro-ministro socialista António Costa, conforme divulgado em um decreto nesta segunda-feira.
O país europeu tem o sistema semipresidencialista como forma de governo, em que o presidente (eleito diretamente) ocupa funções de Estado, e o primeiro-ministro (escolhido dentre os parlamentares) exerce função de governo. É semelhante ao sistema Monárquico, com a diferença que nesses países a Realeza ocupa-se das atribuições da nação.
Portugal encontra-se imerso em uma crise política desde o início de novembro, após uma série de detenções que resultaram na acusação formal do chefe de Gabinete de Costa e do ministro das Infraestruturas, em um caso de tráfico de influências.
O Ministério Público indicou que o chefe do governo, no cargo desde 2015, seria alvo de uma investigação separada. Costa, ao tomar conhecimento, anunciou imediatamente sua renúncia e afirmou que não se candidataria a outro mandato.
Conforme a imprensa local, há a suspeita de envolvimento em um caso de prevaricação, uma infração cometida por um funcionário eleito que utiliza suas funções para beneficiar ou prejudicar alguém. O Partido Socialista, embora lidere as pesquisas, sem alcançar a maioria absoluta, designou Pedro Nuno Santos como novo secretário-geral em dezembro.
Nas redes sociais, o deputado André Ventura, do partido conservador Chega!, disse que está pronto “para ser 1° Ministro de Portugal e mudar de vez este país.”
Estou pronto para ser 1° Ministro de Portugal e mudar de vez este país. pic.twitter.com/SfI0M4NQ3n
— André Ventura (@AndreCVentura) January 15, 2024
No começo do ano ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou apoio ao colega português. “Temos um encontro nas urnas e é muito importante para todos nós que André Ventura do Chega consiga a cadeira de primeiro-ministro. É a direita, o conservadorismo as pessoas de bem que estão fazendo cada vez mais presente neste momento, a grande maioria da população é nossa, está do lado do bem, André Ventura para primeiro-ministro”, disse Jair Bolsonaro.
Nas redes sociais, Ventura publicou o vídeo e agradeceu ao colega: “Agradeço ao ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a mensagem de apoio para as legislativas 2024. Eles sabem bem como a esquerda tornou o seu país num antro de miséria e corrupção.” Assista abaixo!
Agradeço ao ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a mensagem de apoio para as legislativas 2024. Eles sabem bem como a esquerda tornou o seu país num antro de miséria e corrupção. pic.twitter.com/FpLrKXCfWM
— André Ventura (@AndreCVentura) January 2, 2024