Na quarta-feira (12(, o porta-aviões ‘USS Harry S. Truman’ encontrou-se em um acidente com um navio mercante perto de Porto Said, no Egito, no Mar Mediterrâneo, de acordo com um comunicado da Marinha dos EUA.
“O porta-aviões da classe Nimitz USS Harry S. Truman (CVN 75) colidiu com o navio mercante Besiktas-M por volta das 23h46, horário local, em 12 de fevereiro, enquanto operava próximo de Port Said, Egito, no Mar Mediterrâneo”, afirmou o Serviço de Relações Públicas da Sexta Frota da Marinha.
“A colisão não comprometeu o Harry S. Truman (CVN 75), uma vez que não houve relatos de inundação ou feridos. As instalações de propulsão permaneceram intactas em condição segura e estável”, complementou o comunicado. O incidente está sendo investigado, e os detalhes que levaram à colisão ainda não foram esclarecidos.
O USS Harry S. Truman, com base em Norfolk, Virgínia, foi destacado em setembro para operações no Mediterrâneo e no Oriente Médio, tendo recentemente terminado uma parada em Souda Bay, Grécia.
Segundo a Marinha, o navio possui uma vasta gama de capacidades operacionais, incluindo segurança marítima, projeção de poder, presença naval, resposta a crises, controle marítimo, dissuasão, operações de informação e cooperação em segurança.
Além disso, “a ala aérea embarcada é capaz de projetar poder aéreo tático tanto sobre o mar quanto sobre o território, além de fornecer defesa aérea, de superfície e subsuperfície a partir do mar”.
Um evento notável ocorreu em dezembro do ano anterior, quando dois pilotos da Marinha dos EUA foram derrubados sobre o Mar Vermelho em um suposto caso de “fogo amigo”.
Os pilotos ejetaram e foram resgatados com vida, embora um tenha sofrido ferimentos leves. O avião F/A-18 que foi abatido havia acabado de decolar do USS Harry S. Truman, de acordo com o Comando Central.
O navio mercante Besiktas-M é um graneleiro registrado sob a bandeira do Panamá. Ele tem aproximadamente 188 metros de comprimento e uma capacidade de carga morta de cerca de 53.000 toneladas. Veja imagens abaixo! E mais: Pesquisa para o Senado em SP mostra cenário bastante embolado. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaBay; divulgação Marinha dos EUA; Fonte: Fox News)