Durante entrevista nessa segunda-feira (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi questionado por jornalistas sobre o fato de não ter mencionado a situação política da Venezuela em seu discurso na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. No evento, realizado na semana passada, Lula tratou de diversos temas, mas evitou comentar sobre a transparência nas eleições venezuelanas.
Quando questionado sobre o motivo de não ter abordado o assunto, Lula respondeu com ironia: “Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo o lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar”. O presidente estava no México, onde participa da posse de Claudia Sheinbaum como presidente.
Lula ainda defendeu sua escolha de discurso, afirmando que tratou dos temas que julgou pertinentes: “Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer [na ONU] era aquele. E foi muito bom discurso”, ressaltou.
O presidente também defendeu uma postura mais ‘cuidadosa’ em relação ao governo venezuelano. Para ele, é importante manter canais de diálogo abertos para evitar uma escalada desnecessária: “É importante que a gente tenha comedimento no nosso comportamento, porque, se eu acho que a pessoa errou, e eu achar que eu tenho que radicalizar para consertar esse erro, eu vou criar um caminho sem volta. Eu, em política, sempre costumo deixar uma porta aberta”, explicou.
Por fim, Lula destacou que é necessário criar as condições adequadas para um ‘diálogo’ com a Venezuela, enfatizando que as relações diplomáticas com o país estão “muito fortes” e que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, mantém conversas frequentes com seus homólogos venezuelanos e colombianos. Assista abaixo! E mais: Aposentados do INSS já podem consultar e gerenciar ‘mensalidades associativas’ pelo ‘Meu INSS’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)