Candidatos do PL avançam ao 2º turno em seis capitais; PT segue na disputa em quatro

direitaonline



O desempenho dos candidatos do Partido Liberal (PL) nas eleições municipais superou até mesmo as previsões do ex-presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente, a expectativa era de que candidatos da sigla chegassem ao segundo turno em quatro capitais – Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Manaus. No entanto, após a apuração deste domingo (6), o partido garantiu presença no segundo turno em seis capitais, além de vencer já no primeiro turno em duas outras.

Em Maceió, João Henrique Caldas (PL) saiu vitorioso, mantendo a capital alagoana como um reduto da direita no Nordeste. Da mesma forma, em Rio Branco, capital do Acre, Tião Bocalom (PL) também foi eleito no primeiro turno.

De acordo com reportagem de O Globo, o PL já está organizando uma nova força-tarefa para o segundo turno, que contará com o envolvimento direto de Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e do deputado federal Nikolas Ferreira. Eles vão viajar pelas cidades onde o partido ainda disputa, com o objetivo de eleger o maior número possível de prefeitos. Bolsonaro, inclusive, já afirmou que está “mergulhando de cabeça” nessa estratégia.

Em cidades onde os candidatos do PL enfrentarão adversários do PT, espera-se uma participação ainda mais intensa da equipe, como em Cuiabá, onde Abílio (PL) enfrentará Lúdio Cabral (PT), e em Fortaleza, onde André Fernandes (PL) disputará com Evandro Leitão (PT).

Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) terá como oponente Fuad Noman (PSD), com Bolsonaro e Nikolas Ferreira dividindo os compromissos de campanha na capital mineira. Em Palmas, Janad Valcari (PL) competirá contra o ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), enquanto em Belém, Eder Mauro (PL) enfrentará Igor Normando (MDB).

Por outro lado, uma das maiores derrotas do PL aconteceu no Rio de Janeiro, onde o deputado federal Alexandre Ramagem foi derrotado ainda no primeiro turno pelo prefeito Eduardo Paes, que se reelegeu.

PT no segundo turno
O Partido dos Trabalhadores (PT) também terá presença no segundo turno em quatro capitais: Porto Alegre, Fortaleza, Natal e Cuiabá. A decisão final das eleições acontecerá em 26 de outubro.

Em Porto Alegre, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) disputará contra a deputada federal Maria do Rosário (PT). Em Natal, a deputada federal Natalia Bonavides (PT) avançou para o segundo turno contra Paulinho Freire (União Brasil).

Na capital do Nordeste, Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão (PT) enfrentará André Fernandes (PL). Com 90,25% das urnas apuradas, André obteve 40,33% dos votos, enquanto Evandro ficou com 34,8%.

Apesar dos avanços em várias capitais, o PT sofreu uma derrota em Teresina (PI), onde havia a expectativa de que Fabio Novo (PT) superasse Silvio Mendes (União Brasil). Mendes venceu no primeiro turno com 52,27% dos votos, enquanto Novo ficou com 43,17%.

Já em Cuiabá, Lúdio Cabral (PT) terá pela frente o deputado federal Abílio Brunini (PL), que obteve 39,61% dos votos, enquanto o petista conquistou 28,31%. E mais: Marçal diz que ‘pode conversar’ com Nunes e fala do futuro: ‘2026 tá logo ali’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Veja lista completa de vereadores eleitos em São Paulo

Os eleitores paulistanos definiram, no domingo (6), os novos representantes da Câmara Municipal para o mandato de 2025 a 2028. Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou a lista dos 55 vereadores eleitos. O PT garantiu a maior bancada, conquistando 8 cadeiras, seguido […]