PF instaura inquérito sobre invasão hacker no perfil de Janja

direitaonline



A Polícia Federal informa que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão ao perfil no Twitter de Janja Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (11).

A conta foi bloqueada para novas publicações, a pedido da PF, após postagens com xingamentos contra Lula, Moraes, a própria Janja e até pedidos aleatórios como ‘Gabigol no Corinthians’.

A Diretoria de Crimes Cibernéticos será responsável por instaurar inquérito policial para aprofundar as investigações.

Tão logo a informação sobre o hackeamento da conta de Janja saiu, o Ministro dos Direitos Humanos já falou em regulamentação das redes sociais.

É espantosa, mas não surpreendente, a postura das redes sociais, particularmente da plataforma X (antigo Twitter), que falham miseravelmente em garantir a segurança do usuário. E o pior: ainda são lenientes e permissivas diante do discurso de ódio, da misoginia e da intolerância.

Exemplo disso é a invasão criminosa do perfil da primeira-dama , que é alvo de ataques frequentes neste ambiente, sem que nenhuma providência seja tomada por parte da plataforma. A ela, toda minha solidariedade.” A regulação das plataformas é providência urgente e essencial”.

 

O Ministro-Chefe da Comunicação, Paulo Pimenta, escreveu: “Canalhas criminosos hackearam o perfil da Janja. Serão identificados e responderão por mais esse crime. Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência tb serão identificados”.

Em nota, a presidência da República escreveu: “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”.

 

Líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues também disparou críticas ao Twitter: “Uma hora depois da primeira postagem do invasor no perfil da Janja, nenhuma providência foi tomada pela equipe do X. Que tipo de segurança oferece uma plataforma que não age de forma rápida e incisiva para coibir ataques à primeira-dama do país? Com essa omissão, o X se torna cúmplice da ação criminosa”.

 

Hackeamento
O perfil de Janja Lula da Silva no Twitter foi alvo de invasão na noite dessa segunda-feira (11 de dezembro de 2023). O ataque foi anunciado pela própria conta às 21h37, exibindo a mensagem “Hacked by Ludwig and Smalkade”.

Subsequentemente, uma série de mensagens ofensivas e xingamentos direcionados ao Lula (PT) e ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes começaram a ser publicadas pelo perfil de Janja.

Às 21h52, o perfil  compartilhou um vídeo de 12 segundos. As imagens revelam a tela de um programa de gravação, onde duas vozes masculinas interagem.

O diálogo é o seguinte: voz masculina 1: “Só para avisar que eu que hackeei a conta da Janja, essa maldita aí, corrupta, e o Ludwig. Manda um salve aí, Lud”; voz masculina 2: “Salve”; voz masculina 1: “Super Xandão 2026”.

Segundo o portal ‘O Tempo’, a assessoria de Janja afirmou que o governo acionou a Polícia Federal e o Twitter para retomar a conta e investigar o caso. Veja abaixo mensagens publicadas pela conta invadida.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Poder360; O Tempo
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Influenciador, fisiculturista e empresário Renato Cariani é alvo de busca e apreensão da PF

Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Hinsberg”, visando desmantelar um sofisticado esquema de tráfico de drogas e desvio de produtos químicos utilizado na produção de crack. O principal alvo da operação é a empresa Anidrol, uma indústria química localizada em Diadema, na Grande São Paulo, […]