A Polícia Federal está realizando um monitoramento nas postagens de brasileiros no X (antigo Twitter) para identificar usuários que ignoraram a decisão de Alexandre de Moraes, que suspendeu a rede social no país.
O bloqueio foi determinado há mais de 20 dias, após a plataforma não cumprir diversas decisões judiciais e não apresentar um representante legal em território brasileiro. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a medida.
Segundo informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a PF recebeu autorização de Moraes para realizar um rastreamento detalhado dos perfis ativos na rede.
A análise das postagens não distinguirá entre quem está fazendo conteúdo considerado ‘ofensivo’ e quem não está. Todos os brasileiros que postarem na rede social serão incluídos na lista que será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes. Inclusive, veículos de imprensa que acessam o X via servidores estrangeiros podem ser alvo da investigação, explica a jornalista.
A decisão de Moraes que suspendeu a rede social também impõe uma multa diária de R$ 50 mil para quem utilizar “subterfúgios tecnológicos”, como redes virtuais privadas (VPN), para driblar o bloqueio e acessar o X. E mais: Em 2 minutos, vídeo mostra formação dos continentes nos últimos 1,8 bilhão de anos. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: O Globo)