A Polícia Federal adiou os depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do advogado e assessor Fabio Wajngarten no inquérito que investiga a suposta ‘perturbação’ a uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.
Inicialmente agendados para a próxima quarta-feira (7), os depoimentos agora estão marcados para o dia 27 deste mês. A mudança de data ocorreu após Bolsonaro convocar moradores do litoral paulista para se reunirem em frente ao local do depoimento, na hora e data originalmente marcadas. Além disso, o ex-presidente planejava um discurso com a população.
A oitiva também teve alteração no local e será realizada na cidade de São Paulo, em vez da sede da PF em São Sebastião, como inicialmente previsto.
A manifestação que estava planejada para o dia do depoimento, nas proximidades da delegacia de São Sebastião, foi convocada por Bolsonaro em uma publicação no Instagram. “Vamos comparecer aí em São Sebastião no próximo dia 7, às 15h”, disse o ex-presidente.
Em entrevista à Revista Oeste, Bolsonaro também afirmou: “Eu vou prestar depoimento à PF que está fazendo o seu papel e, saindo dali, eu quero dirigir a palavra a vocês. E espero contar com a presença de todos vocês para fazermos um grande ato”.
A investigação visa apurar possíveis crimes relacionados à pesca ou “molestamento intencional” de baleias, com base em vídeos que circularam nas redes sociais mostrando a moto aquática com motor ligado se aproximando da jubarte.
O Ministério Público Federal abriu o processo após observar o comportamento aéreo da baleia, caracterizado quando o mamífero surge na superfície batendo na água com a nadadeira peitoral e a cauda.
A procuradora Marília Soares Ferreira Iftim alega que vídeos e fotos divulgados nas redes sociais confirmam que o jet ski ficou a 15 metros da baleia. “Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, diz trecho da abertura do procedimento datado do ano passado.
O ex-presidente passou o feriado de Corpus Christi na região no ano passado, ocasião em que se encontrou com o vereador Wagner Teixeira, multado pelo Ibama por “desrespeito às regras de observação de baleias”. E veja também: Argentina: deputados aprovam ‘versão geral’ do projeto de Milei. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: UOL)