Petrobras vai retomar construção de refinaria interrompida na Lava Jato

direitaonline



A Petrobras lançou um processo de licitação para a construção de uma planta de lubrificantes e a conclusão da refinaria GasLub, anteriormente conhecida como Comperj, localizada em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

As obras do complexo foram interrompidas em 2015, após a revelação dos casos de corrupção relacionados à operação Lava-Jato. Entre 2017 e 2018, a estatal decidiu abandonar a construção das unidades de refino e de lubrificantes, optando por construir apenas uma unidade de processamento de gás e finalizar a Rota 3, uma rede de gasodutos destinada a receber o gás do pré-sal.

Desde 2008, quando as obras de terraplanagem tiveram início em Itaboraí, a estatal acumula um prejuízo de pelo menos US$ 14 bilhões com o complexo, decorrente de pagamentos de propinas, obras superfaturadas e mudanças no projeto.

De acordo com a Petrobras, quando concluída e em operação, a refinaria produzirá 75 mil barris por dia (bpd) de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação do tipo 1. Além disso, haverá a produção de 12 mil bpd de óleos lubrificantes em uma outra planta.

Nos últimos meses, a Petrobras retomou os investimentos para a continuação das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, onde planeja construir uma segunda unidade de refino e ampliar a primeira. Construtoras anteriormente envolvidas na operação Lava-Jato se habilitaram para participar das obras nesse projeto. E mais: STF define regras para condução de investigações pelo MP. Clique AQUI para ver. (Foto: Agência Petrobras; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Loja da Havan é inundada no Rio Grande do Sul

Uma loja da Havan na região, juntamente com toda a área ao redor, foi completamente inundada pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nesta semana. Imagens aéreas impressionantes mostram a ponte do Rio Taquari, na BR-386, coberta pela água após as fortes chuvas. (veja ao fim da reportagem) […]