Petrobras começa a dar acesso à Petrogal de Portugal às suas unidades de processamento de gás

direitaonline



A Petrobras disse nesta segunda-feira (1) que iniciou a operação que dá à unidade portuguesa Petrogal Brasil acesso às suas unidades de processamento de gás natural. “A Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 30/09/2020, informa que entrou em operação, hoje, o contrato do Sistema Integrado de Processamento (SIP) celebrado com a Petrogal Brasil”.

Esse contrato prevê o acesso da Petrogal às unidades de processamento de gás, de propriedade da Petrobras localizadas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, ligadas ao Sistema Integrado de Escoamento (SIE).

A Petrobras fechou um acordo com Petrogal, Repsol Sinopec e Shell para compartilhamento de infraestruturas de escoamento de gás natural. As empresas são sócias em gasodutos offshore e em campos no pré-sal da Bacia de Santos.

A implantação do SIP permite que as empresas produtoras de gás no Brasil possam comercializar seus volumes diretamente a seus clientes. Esse movimento faz parte de um conjunto de ações que viabiliza a diversificação dos agentes, resultando em aumento da concorrência, em cumprimento aos compromissos assumidos pela Petrobras junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 2019. Clique AQUI para saber mais sobre o sistema de escoamento de gás da Petrobras.

A entrada em operação do contrato da Petrogal, diz a Petrobras, “é mais um marco na abertura do mercado de gás natural do Brasil e demonstra o comprometimento dos parceiros e demais agentes envolvidos em contribuir para o desenvolvimento de um mercado competitivo e sustentável no país”.
No futuro, ainda de acordo com a estatal brasileira, outras empresas produtoras de gás natural poderão aderir ao SIP.

E veja também: Aviões de guerra chineses sobrevoam estreito de Taiwan antes da visita de Nancy Pelosi. Clique aqui para ver.


Reuters; EPBR; Petrobras
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Forças Armadas pedem, “urgentemente” e até 12 de agosto, acesso a código-fonte das urnas

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (foto), enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nessa segunda-feira (2) um pedido para acessar os códigos-fontes dos sistemas eleitorais. O ofício foi enviado sob a classificação de “urgentíssimo”. O general também estipula um prazo à corte para o agendamento: 2 a 12 de […]