O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma diretriz com bandeiras obrigatórias para respaldar candidatos a prefeito e vereador, consolidando seu apoio ao conservadorismo nas eleições municipais deste ano.
Nesse domingo (28), Bolsonaro se uniu a Carlos, Flávio e Eduardo em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. Durante o evento, a família anunciou o lançamento de um curso destinado à preparação de candidatos conservadores, inspirado nos cursos virtuais do falecido escritor Olavo de Carvalho, ocorrido em 2022.
Às 19h50, a live alcançou uma audiência de 443.352 pessoas, considerando as plataformas de Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “03” do ex-presidente. A lista de bandeiras divulgada inclui o respeito à Constituição, posicionamentos contrários ao aborto e à legalização das drogas, bem como a defesa da liberdade de expressão e do armamento da população. O valor para se tornar membro da plataforma é de R$ 297,90, podendo ser parcelado em até 12 vezes, conforme informações do site de divulgação.
Diferentemente das transmissões anteriores do ex-presidente, desta vez a live contou com recursos mais sofisticados, como câmeras e microfones profissionais, sem intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A bandeira do Brasil permaneceu em destaque sobre a mesa.
“Vai ter a disputa Bolsonaro versus a esquerda. Busquem aqueles candidatos que tenham referência, esses princípios, que o presidente Bolsonaro criou dentro do nosso partido”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Ao defender os valores familiares, Jair Bolsonaro destacou que “não é contra duas pessoas se amarem, mas isso não é para ir dentro da sala de aula”. Quanto à liberdade de expressão, o ex-presidente posicionou-se contra o Projeto de Lei das Fake News em tramitação na Câmara, alertando a audiência sobre a possível perda da liberdade.
A estratégia dos quatro integrantes da família Bolsonaro é formar candidatos e militância da direita para eleger políticos genuinamente conservadores. Durante a live, o ex-presidente dedicou diversos momentos para criticar Lula, chegando até a fazer uma “sugestão” ao presidente: “falar do seu governo, não ficar criticando Jair Bolsonaro”. Ele ironizou: “Parece até que o Lula vai dormir, aproveitar que ele está recém-casado, em vez de falar eu te amo, ele fala Bolsonaro, aí a live brocha”.
O enfoque principal do grupo, conforme declarado pelo ex-presidente, será nas Câmaras Municipais, com a intenção de eleger o maior número possível de parlamentares nas cidades brasileiras. Bolsonaro aproveitou a transmissão para elogiar o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e enviar um “abraço” ao dirigente. Clique AQUI para acessar a plataforma.