O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) apresentou, nessa sexta-feira (27), um pedido de impeachment de Lula (PT) por ele ter dito que Dilma Rousseff (PT) foi afastada da Presidência por um golpe de Estado, e não por um processo de impeachment.
Em visita à Argentina nesta semana, o petista afirmou. “Vocês sabem que depois de um momento auspicioso no Brasil, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado. Se derrubou a companheira Dilma Rousseff com um impeachment. A primeira mulher eleita presidenta da República do Brasil”, disse Lula.
Segundo Evair de Melo, o presidente cometeu crime de responsabilidade: “Ao afirmar em agenda oficial com chefes de Estado no exterior que o processo de impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de Estado, Lula atentou gravemente contra a honra e a dignidade dos membros do Congresso Nacional como um todo, situação que exige uma resposta à altura do parlamento para que a verdade seja reposta”, destacou o parlamentar.
“O discurso mentiroso do presidente da República não só viola o Estado Democrático de Direito, que pressupõe o respeito às leis, às instituições da República, às decisões judiciais, como também desconsidera o voto do Parlamento brasileiro”, acrescentou.
No pedido de impeachment, Evair de Melo cita também que o site oficial da Presidência da República se refere ao impeachment de Dilma como golpe. A menção ocorreu em um texto sobre a diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele também divulgou vídeo nas redes sociais falando sobre o pedido apresentado. Assista!
O PEIXE MORRE PELA BOCA. Protocolei hoje o 1º pedido de impeachment contra Lula da Silva, por mentir ter havido um GOLPE DE ESTADO no Brasil em 2016, em discurso realizado na Argentina na semana passada. pic.twitter.com/EJaN2aku00
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) January 26, 2023
Além do pedido de impeachment, Evair de Melo enviou ofícios ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) em que solicita a abertura de uma investigação sobre Lula por ele ter dito que o impeachment de Dilma foi um golpe.