Paulo Guedes concede entrevista à Bloomberg, dos EUA

direitaonline



O ministro da economia, Paulo Guedes, concedeu entrevista exclusiva à emissora Bloomberg, dos Estados Unidos, onde tratou de diversos assuntos e levou informações sobre tudo o que foi feito no Brasil na gestão do presidente Bolsonaro.

Para Guedes, a taxa de inflação do Brasil está desacelerando e pode terminar o ano abaixo da dos EUA depois que o governo federal encerrou os incentivos monetários e fiscais no ano passado por conta da pandemia, como o auxílio emergencial.

Os ganhos de preços ao consumidor diminuirão de sua atual taxa anual de 10% para cerca de 5% até o final de 2022, após remover antecipadamente os incentivos dados durante a pandemia, disse Guedes a Shery Ahn, da Bloomberg Television, durante uma entrevista em Nova York.

“Nós contraímos a política fiscal durante a recuperação para que não haja pressão inflacionária”, disse ele na segunda-feira (28). “Basicamente é a inflação global quando falamos de inflação no Brasil.”

Segundo a Bloomberg, “Há um ano, a maior economia da América Latina embarcou em um ciclo agressivo de aperto nas taxas de juros, aumentando os custos de empréstimos de uma baixa recorde de 2% para 10,75%, em uma tentativa de domar pressões inflacionárias incipientes. Ainda assim, os ganhos de preços ao consumidor permanecem em torno de uma alta de cinco anos”.

Os preços ao consumidor nos EUA subiram, em janeiro, para uma nova alta anual de quatro décadas de 7,5%. Ao contrário do banco central do Brasil, o Federal Reserve atrasou o aperto monetário e apenas recentemente sinalizou que planeja começar a aumentar as taxas de juros no próximo mês.

O Brasil está passando de uma economia estatal para uma onde o mercado desempenha um papel central, disse Guedes durante a entrevista. O país tem 828 bilhões de reais (US$ 161 bilhões) em compromissos de investimento privado “para reconstruir a economia brasileira” nos próximos anos em setores como gás natural, petróleo, portos e infraestrutura, disse ele.

“São contratos assinados, não são PowerPoints ou planos”. Este é um reinvestimento do setor privado para os próximos 10 anos.” Clique aqui para ver a entrevista de Guedes no site da Bloomberg.

Confira abaixo a entrevista do ministro Paulo Guedes (em inglês).

E veja também: Rússia destrói torre de TV na Ucrânia. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/amGOQ

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Manifestantes do PCO e do MBL brigam em frente consulado da Rússia

Manifestantes do MBL e do PCO (Partido da Causa Operária) entraram em confronto, nesta terça-feira (1), em frente ao Consulado da Rússia no Rio de Janeiro. Enquanto o PCO se manifestava a favor da Rússia, o grupo MBL fazia ato contra a invasão à Ucrânia, realizada por Putin. O vídeo […]