Deputados conservadores no Congresso dos Estados Unidos estão buscando apoio para pressionar o presidente Donald Trump a impor sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A informação foi divulgada pelo colunista Jamil Chade, do portal UOL.
O deputado americano Rich McCormick declarou nas redes sociais que “o fato de que @BolsonaroSP, o congressista mais votado da história do Brasil e filho do ex-presidente @jairbolsonaro, foi forçado a buscar exílio nos Estados Unidos demonstra a deterioração alarmante da democracia no maior país da América do Sul”.
McCormick afirmou ainda que, ao lado da deputada Maria Elvira Salazar, enviou uma carta à Casa Branca solicitando o uso da Global Magnitsky Act para aplicar “medidas decisivas contra o ditatorial juiz da Suprema Corte do Brasil Alexandre de Moraes — e potencialmente contra seus cúmplices — nessas violações de princípios democráticos e direitos humanos”. Agora, os parlamentares buscam adesão de outros deputados e senadores à iniciativa.
Os dois já haviam se reunido com Eduardo Bolsonaro em fevereiro, como parte do esforço do brasileiro para mobilizar apoio a ações contra o STF. Além disso, são defensores de um projeto de lei que tenta impor sanções a Moraes.
A Global Magnitsky Act, em vigor nos EUA desde 2016, permite ao governo americano congelar ativos e aplicar sanções a indivíduos que considere responsáveis por violações de direitos humanos.
O movimento, ligado à ala mais conservadora dos republicanos, tenta ampliar a repercussão internacional da situação política no Brasil.
“Moraes não é apenas um problema para o Brasil, ele é uma ameaça crescente para os Estados Unidos”, argumentam os congressistas. “Ele já tentou censurar empresas americanas, suprimir a liberdade de expressão e minar a soberania digital americana. Seu ataque a plataformas como X e Rumble levou a ações judiciais da Trump Media, expondo seu flagrante desrespeito à lei dos EUA e às proteções da Primeira Emenda da nossa Constituição”, afirmam, sem mencionar as violações das plataformas no Brasil. E mais: Nunes Marques vota contra Bolsonaro em pedido de impedimento de Moraes. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: UOL)