Paris 2024: Brasil tem decepção em disputa por medalhas no 3º dia dos jogos

direitaonline



Depois de conquistar três medalhas no domingo, o Brasil passou a segunda-feira (29) sem pódios nos Jogos Olímpicos de Paris. Agora ocupa a 18ª posição no quadro de medalhas, ao lado da Suécia. Ambas as delegações conquistaram uma prata e dois bronzes.

O ranking geral é liderado pelo Japão, que conquistou seis ouros, duas pratas e quatro bronzes. A França vem logo em seguida. Já os chineses ocupam terceira posição do quadro de medalhas.

As principais esperanças do Brasil nesta segunda-feira estavam depositadas em Rafaela Silva, do judô, e em Kelvin Hoefler, do skate.

Rafaela
Rafaela Silva chegou a uma disputa de medalha olímpica novamente nesta segunda-feira, 29/07. Oito anos depois do ouro na Rio 2016, a carioca enfrentou a japonesa Haruka Funakubo na disputa pelo bronze dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Numa luta muito equilibrada, com mais de cinco minutos de golden score e duas punições para cada lado, a arbitragem interpretou que Rafaela usou a cabeça para defender um golpe, colocando a própria integridade em risco e acabou eliminando a brasileira da luta.

“É uma regra para proteger os atletas porque quando apoia a cabeça tem risco de lesionar a cervical ou coisa assim. Eu não consegui ver ainda o lance, mas é a regra e a gente tem que aprender a lidar. Não foi ao meu favor hoje”, disse Rafaela.

“Não sei o que é mais difícil, se é perder assim ou levar um ippon logo. Senti que estava crescendo na luta, ela queria a luta no solo, consegui algumas defesas, mas acabei ficando sem minha medalha no dia de hoje”, completou.

Rafaela contou que não conseguiu lutar 100% porque sofreu uma lesão no primeiro golpe da adversária na semifinal, a sul-coreana Mimi Huh. “Senti meu joelho, justamente a perna que eu uso para fazer meu principal golpe, o uchi-mata. Falei com a treinadora que estava com bastante dor. É uma lesão bastante chata. O médico me disse que uma das principais coisas dessa lesão é a falta de confiança e eu estava sentindo bastante incômodo. Tentei buscar, mas não consegui”, contou.

Rafaela Silva ainda volta aos tatames montados na Arena Champs de Mars para a disputa por equipes no próximo sábado, 03/08. A carioca, cria da Cidade de Deus, prometeu que vai buscar forças para conseguir sua segunda medalha olímpica, ao lado dos demais companheiros.

“Agora é tratar para buscar essa medalha por equipe. É a minha terceira edição de Jogos Olímpicos e tenho objetivo de ir até Los Angeles 2028. Minha história olímpica não acaba aqui”, finalizou. Veja abaixo!

 

Kelvin
Foi uma final olímpica de alto nível técnico. Kelvin Hoefler lutou, caiu, se machucou e, sob um sol escaldante, chegou na 6ª posição da competição de skate street dos Jogos Olímpicos Paris 2024, disputada no Parque Urbano de La Concorde. O brasileiro – medalhista de prata em Tóquio 2020 –, que chegou a competir com dores no punho e no tornozelo, levantou o público com boas manobras e completou a final com 270.27 pontos.

Apesar da boa performance, havia uma concorrência à altura de uma grande final olímpica, com os skatistas se superando a cada rodada. No fim, medalha de ouro para o japonês Yuto Horigome, agora bicampeão olímpico, de prata para Jagger Eaton, que foi bronze em Tóquio 2020, e de bronze para Nyjah Huston, ambos dos Estados Unidos.

Bia Haddad
A tenista Bia Haddad Maia foi eliminada da chave de simples ao perder para a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. A brasileira chegou a ter 3/1 no placar na segunda parcial, mas oscilou, principalmente no saque, e permitiu a virada da adversária.

Bia teve pouquíssimo tempo para se recuperar, tanto física quanto mentalmente, mas encarou a missão de voltar às quadras ao lado de Luisa Steffani para a disputa de duplas.
Na abertura das duplas no feminino, Bia e a medalhista olímpica de Tóquio eliminaram as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai em sets diretos, em duplo 6/4.

Bia Ferreira
A campeã mundial e medalhista de prata em Tóquio 2020, Bia Ferreira, estreou com uma vitória tranquila nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Hoje (29), a pugilista brasileira derrotou a americana Jajaira Gonzalez por decisão unanime pela categoria -60kg. A atleta baiana está a uma vitória de garantir a vaga na semifinal em Paris e, consequentemente, mais uma medalha olímpica, já que o boxe não tem a disputa do bronze.

Já Abner Teixeira, bronze em Tóquio, foi surpreendido pelo equatoriano Gerlon Chala, pelos superpesados (+ 92kg), e está eliminado do torneio de Paris.

Juliana Viana
Juliana Viana conseguiu um resultado histórico para o badminton feminino do Brasil nesta segunda-feira, 29. Com vitória por 2 sets a 0 sobre Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, a brasileira garantiu o primeiro triunfo do badminton feminino do país em Jogos Olímpicos. As parciais foram de 21/19 e 21/14.

Surf
Gabriel Medina e João Chianca venceram suas baterias pelas oitavas de final do surfe nos Jogos Olímpicos Paris 2024 nesta segunda-feira, 29 de julho, e duelarão por uma vaga na semifinal nas ondas de de Teahupo’o, no Taiti.
Por outro lado, Filipe Toledo não repetiu o bom desempenho da repescagem e acabou eliminado pelo japonês Inaba Reo – 6.00 a 2.46.

“Acho que (o resultado se deu) pela decisão das ondas, a escolha, minha decisão de saber se eu vou ou não nessa onda. Fiquei meio que esperando uma outra onda, acabei caindo. Ele conseguiu pegar as melhores,” comentou o bicampeão mundial.

Medina confirmou todo seu favoritismo ao ouro no surfe masculino dos Jogos Olímpicos Paris 2024 ao vencer sua bateria das oitavas de final com um somatório de 17.40, contra apenas 7.04 de Igarashi Kanoa, medalhista de prata em Tóquio 2020.

O brasileiro conseguiu, inclusive, uma nota 9.90 com uma onda quase perfeita logo no início da bateria.
“Fico feliz pelas condições, não é todo dia que temos algo assim, então a gente tenta aproveitar ao máximo,” comentou Medina. Veja abaixo!

 

Seu adversário será Chumbinho. O brasileiro conseguiu o somatório suficiente para avançar nos minutos finais da disputa com o marroquino Ramzi Boukhiam. “Estou muito orgulhoso, as ondas proporcionaram os melhores 30 minutos da minha vida,” comentou. E mais: Venezuela expulsa diplomatas de sete países após eleição. Clique AQUI para ver. (Fotos: COB, via o Globo; Fontes: O Globo; COB; Olympics)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Elon Musk anuncia robôs humanoides trabalhando na Tesla em 2025

Elon Musk, CEO da Tesla, revelou em uma publicação no X que sua empresa lançará robôs humanoides em 2025. Segundo Musk, os robôs estarão disponíveis para venda a outras companhias em 2026. “A Tesla terá robôs humanoides genuinamente úteis em baixa produção para uso interno da Tesla no ano que […]