A revista Veja encomendou uma pesquisa eleitoral ao Instituto Paraná Pesquisa para descobrir qual era o candidato a presidente considerado mais honesto pelos brasileiros. Segundo o levantamento, divulgado na última quinta-feira (7), Jair Bolsonaro é presidenciável mais honesto desta eleição para os eleitores.
Para 30,8% dos entrevistados, o atual chefe do executivo é o mais nome mais honesto dentre aqueles que vão disputar o cargo de presidente. Depois, vem Luiz Inácio, tido como o mais honesto para 25,1%. Em seguida, aparece o ex-juiz Sergio Moro, considerado o mais honesto por 12,3% dos entrevistados; Ciro Gomes foi citado por 6,5%, enquanto João Dória, por 3,4%.
O Instituto Paraná pesquisas também quis saber qual era o candidato considerado pelos brasileiros como o mais preparado para combater a corrupção. E novamente, o presidente Jair Bolsonaro saiu na frente, até com vantagem maior. Para 32,3%, Bolsonaro é o mais preparado. Depois vem Luiz Inácio, com 25%; Sergio Moro com 16,8%; Ciro Gomes com 5,7%; João Dória: 2,2%.
Para os “mais pobres”
A pesquisa também quis saber qual a percepção dos brasileiros sobre os candidatos em relação à economia. O petista é tido como o mais preparado para trabalhar pelos pobres por 50,6% dos entrevistados, acima de Bolsonaro, com 28,3%. No campo econômico, a batalha é equilibrada para saber quem é o mais preparado. Quando a pergunta é sobre quem se sairia melhor no controle da inflação, 38,4% apontam Lula e 31,3% citam Bolsonaro. Quando a pergunta é sobre quem tem mais condições de melhorar a economia, a vantagem (pequena) é do petista: 37,4% a 31,3%.
A pesquisa do Instituto Paraná foi realizada entre os dias 31 de março e 5 de abril de 2022 com 2.020 eleitores, por meio de entrevistas pessoais presenciais em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-08065/2022.