Falta apenas um dia para a mais importante eleição presidencial da história do Brasil. Amanhã (30), os brasileiros escolhem se Bolsonaro e seu grande time de ministros permanecem por mais quatro anos, dando sequência às privatizações, conclusão de obras, corte de impostos….ou se Lula estará de volta.
E segundo o mais novo levantamento da Paraná Pesquisas, a divulgação dos votos deve ser mesmo de muita apreensão. Isso porque, na pesquisa divulgada neste sábado (29), o candidato Lula (PT) tem 50,4% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro soma 49,6%.
Com base nos votos válidos do primeiro turno, cerca de 188 milhões de eleitores, essa diferença mínima de 0,8% entre ambos agora equivale a menos de um milhão de votos; mais precisamente 945 mil. E considerando a abstenção no 2º tende a ser maior, a diferença é ainda mais apertada.
Em relação à pesquisa anterior, a vantagem de Lula, teoricamente, dobrou porque o petista aparecia à frente então com apenas 0,4%. Mas em um cenário tão apertado, é impossível afirmar que isso seja tendência de crescimento. Pode muito bem ser apenas variação dentro da margem de erro.
Outra questão é que, no primeiro turno, a Paraná Pesquisa, apesar de ser o instituto que mais se aproximou do resultado final, não conseguiu acertar a verdadeira pontuação de Bolsonaro.
Em 30 de setembro, a Paraná indicava Lula com 47,1%. O petista terminou com 48,3%, o que significa que a empresa não identificou 1,2% dos votos de Lula. Já para Bolsonaro, a diferença foi ainda maior. Enquanto o instituto de pesquisa mostrava o candidato do PL com 40%, ele terminou com 43,2%, ou seja, 3,2% dos eleitores do presidente não foram percebidos pela pesquisa.
E veja também: Em última propaganda eleitoral, Bolsonaro pede todos votando domingo de verde e amarelo. Clique AQUI para ver.