Paraguai suspende negociações com Brasil sobre Itaipu após suspeita de espionagem

direitaonline




O governo do Paraguai decidiu suspender as negociações com o Brasil sobre o Anexo C do tratado de Itaipu Binacional até que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esclareça uma possível operação de espionagem conduzida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º) pelo ministro das Relações Exteriores paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano (foto), que também convocou o embaixador do país em Brasília, Juan Ángel Delgadillo, para consultas imediatas.




Lezcano ainda se reuniu com o embaixador brasileiro em Assunção, José Antonio Marcondes, solicitando mais informações sobre a suposta ação de inteligência brasileira. Segundo o UOL, a Abin teria monitorado computadores de autoridades paraguaias para obter dados estratégicos sobre a negociação das tarifas de energia elétrica da usina de Itaipu.

A reportagem aponta que o planejamento da operação começou no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas teria sido executado já durante a gestão de Lula. A hidrelétrica, administrada em conjunto por Brasil e Paraguai, negocia anualmente suas tarifas, e as tratativas sobre o Anexo C — que define as bases financeiras da comercialização de energia — estavam em andamento. O acordo original foi firmado em 1973 com validade de 50 anos, expirando em 2023.




O chanceler paraguaio afirmou que o governo de Santiago Peña (Partido Colorado) iniciou uma investigação para analisar os acontecimentos de 2022 e 2023 e que a administração anterior não havia informado sobre eventuais ataques cibernéticos.

Na segunda-feira (31), o governo brasileiro negou qualquer envolvimento no suposto ataque hacker. Em nota, o Planalto afirmou que a operação foi autorizada na gestão anterior, em junho de 2022, e que foi suspensa pelo diretor interino da Abin em março de 2023, assim que a nova administração tomou conhecimento do caso.




“O governo do presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência contra o Paraguai”, diz o comunicado. E mais: PL pressiona por votação urgente da anistia e ameaça obstrução total na Câmara. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Poder360; UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro dá parabéns a Lula e Moraes pelo Dia da Mentira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais nesta terça-feira (1º) para ironizar o Dia da Mentira e alfinetar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em publicação no X (antigo Twitter), ele deu “parabéns” aos dois e sugeriu […]