O novo Papa Leão XIV afirmou neste sábado (10) que sua escolha de nome está diretamente ligada ao desejo de reforçar o papel da Igreja nas questões sociais, trabalhistas e tecnológicas da atualidade. Durante um encontro com cardeais no Vaticano, o pontífice destacou que sua decisão representa um caminho de “verdade, justiça, paz e fraternidade”.
Mais tarde, Leão XIV fez sua primeira viagem oficial fora de Roma, visitando um santuário agostiniano em Genazzano. Em discurso aos cardeais, ele explicou que a principal inspiração para o nome foi o Papa Leão XIII, autor da encíclica Rerum novarum, considerada um marco da doutrina social da Igreja ao abordar os impactos da Revolução Industrial no fim do século XIX.
“Pensei em adotar o nome de Leão XIV porque o Papa Leão XIII abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial. Hoje, vivemos uma nova revolução, impulsionada pela inteligência artificial e por mudanças profundas no mundo do trabalho”, declarou o pontífice.
Apesar de se inspirar num papa do século XIX, Leão XIV também afirmou seu compromisso com o estilo de seu antecessor, Francisco, prometendo um pontificado dedicado ao serviço. “Ser Papa é ser um humilde servo de Deus e dos irmãos, e nada além disso”, afirmou.
Ao comentar a recente morte de Francisco, o novo papa pediu que o momento fosse encarado com esperança. “Neste instante, ao mesmo tempo triste e luminoso pela Páscoa, convido todos a olharem tanto para a partida do amado Papa Francisco quanto para o conclave como parte de um êxodo guiado pelo Senhor”, disse.
Durante a reunião, Leão XIV agradeceu aos cardeais pela atuação durante o período de Sé Vacante — tempo entre a morte do papa anterior e a eleição do novo. Ele destacou o trabalho do camerlengo Kevin Joseph Farrell e do decano Giovanni Battista Re, a quem dirigiu aplausos.
“Queridos cardeais, vocês são os colaboradores mais próximos do Papa. A presença de vocês me conforta, pois este é um fardo que, por si só, excede as forças de qualquer um”, disse.
Ainda neste sábado, o Papa Leão XIV revelou oficialmente o brasão que adotará ao longo do pontificado. O escudo, já usado por ele como cardeal, exibe um lírio branco — símbolo da pureza e da unidade da Igreja — e um livro fechado com um coração transpassado por uma flecha, referência à conversão de Santo Agostinho.
O lema em latim que acompanha o brasão é In Illo uno unum, expressão agostiniana que significa: “Embora sejamos muitos, no único Cristo somos um só”. E mais: Nubank anuncia novidade para clientes. Clique AQUI para ver. (Foto: Vatican News; Fonte: O Globo)
Papa Leão XIV explica que escolheu este nome porque pretende espelhar-se no Papa Leão XIII, que abordou a questão social durante a Revolução Industrial:
“Para responder a outra revolução industrial e o desenvolvimento da inteligência artificial.” pic.twitter.com/TM2xqsXVti
— Brasil Paralelo (@brasilparalelo) May 10, 2025