Papa Leão 14 reabre apartamento de Francisco

direitaonline

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (12) imagens do momento simbólico em que o papa Leão 14 abriu o apartamento onde viveu seu antecessor, Francisco, falecido no fim de abril. O espaço, localizado na Casa Santa Marta, foi deslacrado neste domingo (11), logo após a primeira bênção dominical do novo papa na Praça São Pedro.

As fotos mostram funcionários retirando o selo da fita que vedava a entrada e Leão 14 girando a chave para destrancar a porta do local onde Francisco escolheu viver, rompendo com a tradição da residência oficial no Palácio Apostólico.

O imóvel permaneceu fechado desde a tarde de 21 de abril, data em que o então pontífice morreu. Trata-se de um procedimento tradicional da Igreja Católica após o falecimento de um papa.

Durante uma audiência com cerca de três mil pessoas na Sala Paulo VI, no Vaticano, Leão 14 agradeceu aos profissionais da imprensa pelo trabalho durante o luto:

“Obrigado, caros amigos, por vosso serviço à verdade. Vocês acompanharam os ritos da Semana Santa. Contaram a dor pela morte do papa Francisco”, declarou, sob fortes aplausos.

Em seu discurso, o novo pontífice reconheceu os desafios atuais da comunicação e da própria Igreja: “Estamos vivendo tempos ao mesmo tempo difíceis de navegar e contar. Eles representam um desafio para todos nós, mas não um do qual devemos fugir. A Igreja precisa encarar os desafios do seu tempo. Da mesma forma a comunicação e o jornalismo não existem fora da história.”

Leão 14 também abordou os riscos da fragmentação informativa e do discurso ideológico: “Hoje um dos desafios mais importantes é promover uma comunicação que nos tire da Torre de Babel em que às vezes nos encontramos”, afirmou, fazendo um alerta contra práticas que ele classificou como “comunicação ideológica e partidária.”

Outro ponto de destaque foi a menção à inteligência artificial, tema frequentemente citado por seu antecessor:
“Tem um potencial imenso, que exige porém responsabilidade e discernimento, a fim de garantir que possa ser usada para o bem de todos.”

Encerrando a audiência, o papa citou uma frase marcante de Francisco sobre o papel do jornalismo:
“Repito a vocês hoje o convite feito pelo papa Francisco em sua última mensagem pela próxima jornada mundial da comunicação social: vamos desarmar a comunicação de todo o preconceito e ressentimento, fanatismo e até ódio.”

O gesto simbólico da reabertura do quarto e o discurso enfático de Leão 14 marcam uma nova etapa do Vaticano, unindo continuidade e renovação diante dos desafios éticos, tecnológicos e sociais que envolvem tanto a Igreja quanto os meios de comunicação. E mais: Governo ‘elege’ os dois culpados internos pelo escândalo do INSS. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Magno Malta diz que ex-ministro Lupi “não é neném” e cobra CPMI do INSS

Em pronunciamento contundente no Senado, o senador Magno Malta (PL-ES) responsabilizou o governo federal por omissão no escândalo das fraudes milionárias no INSS e fez acusações diretas contra o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e figuras ligadas ao alto escalão do governo. Um dos trechos mais duros do discurso, falas […]