Papa Francisco: “por favor, ‘desmaculinizem’ a Igreja”

direitaonline



“A Igreja é mulher e um dos grandes pecados que cometemos é ‘masculinizar’ a Igreja. Devemos desmasculinizá-la e fazê-lo a partir da Teologia”, pediu Papa Francisco em seu discurso espontâneo aos membros da Comissão Teológica Internacional.

Francisco se reuniu hoje (30) com os membros da ‘Comissão Teológica Internacional’, o órgão criado por ‘Paulo VI’ na então Congregação para a Doutrina da Fé em 1969 – uma proposta da primeira assembleia do Sínodo dos Bispos, que debate questões doutrinárias.

Recuperando-se da inflamação em seus pulmões, ele entregou o discurso preparado: “Há um belo discurso aqui com aspectos teológicos, mas do jeito que estou, é melhor não lê-lo”, disse Francisco.

O Pontífice fez um discurso em defesa reiterou da contribuição das mulheres para a reflexão teológica. “Se não soubermos o que é a teologia da mulher, nunca entenderemos o que é a Igreja”.

As mulheres “têm uma capacidade de reflexão teológica diferente da que nós homens temos”, enfatizou o Papa, lembrando seus estudos dos livros de “uma boa mulher alemã”, a filósofa e escritora Hanna-Barbara Gerl, sobre Romano Guardini. “Ela havia estudado essa história e a teologia dessa mulher não é tão profunda, mas é bela, é criativa”.

O ‘pecado’ de “masculinizar” a Igreja
A “dimensão feminina da Igreja”, acrescentou o Pontífice, ainda falando de improviso, “também estará no centro dos próximos trabalhos do C9”, o grupo de cardeais que auxilia o Papa no governo da Igreja. O tópico é, portanto, central porque “a Igreja é mulher”, disse ele.

“Se não entendermos o que é uma mulher, o que é a teologia de uma mulher, nunca entenderemos o que é a Igreja. Um dos grandes pecados que cometemos foi “masculinizar” a Igreja.”

“Isso não é resolvido pela via ministerial; isso é outra coisa”, enfatizou Francisco, referindo-se às discussões sobre o sacerdócio feminino. “É solucionado pela via mística, pela via real”, afirmou.

“E vocês podem se perguntar: para que serve esse discurso? Não apenas para dizer que devemos ter mais mulheres aqui – este é um ponto – mas para ajudá-los a refletir. A Igreja é mulher, a Igreja é noiva. E essa é uma tarefa que peço a vocês, por favor. Desmasculinizem a Igreja.”

 

E veja também: ‘CPI das ONGs’ vai ao Pará e apura denúncias de irregularidades em retirada de famílias. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Vaticano
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF decide que Correios podem abrir correspondências em caso de suspeita de crime

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) revisou uma tese nesta quinta-feira (30), permitindo que os Correios possam abrir encomendas postais sem autorização judicial em casos de suspeita de ilícito. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que questionou uma decisão anterior da Corte em agosto […]