De janeiro até o momento, um milhão de hectares no Pantanal foram consumidos pelo fogo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ.
Esse número representa um aumento três vezes maior em comparação ao ano passado inteiro, sendo impulsionado pelo recorde de focos de incêndio no bioma somente neste mês de novembro, com 2.387 focos registrados até a última atualização, em 14 de novembro.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, deslocou-se para Cuiabá na terça-feira (14) para monitorar a situação no bioma. O governo de Mato Grosso publicou um decreto de situação de emergência ambiental válido por 60 dias, enquanto em Mato Grosso do Sul, cinco cidades encontram-se em situação de emergência.
A falta de chuva, as altas temperaturas e os ventos fortes têm dificultado os esforços para extinguir os incêndios, que se espalham rapidamente devido à vegetação seca.
“Nesse período de novembro, o comum é já começar essa precipitação de chuvas aqui no Pantanal. Esse acúmulo de dias sem chuvas está propiciando toda essa propagação. Por isso, nessa última semana, os focos de calor em Mato Grosso do Sul se intensificaram”, relata Tatiane Inoue, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.
A recuperação da vegetação pode levar anos, enquanto o fogo ameaça a fauna do Pantanal. Biólogos alertam que a fauna ainda não se recuperou dos grandes incêndios ocorridos no bioma em 2021 e 2022.
“A interferência humana aumentou demais a ocorrência de incêndios. Precisamos agir não só na restauração, mas principalmente na prevenção”, destaca Gustavo Figueirôa, da SOS Pantanal. No total, 299 servidores federais estão atuando no bioma, contando com o suporte de aeronaves e embarcações no combate aos incêndios.
Os incêndios seguem avançando no Pantanal, que já registra quase um milhão de hectares queimados em 2023. O número é três vezes maior que o registrado em todo o ano passado.
➡ Assista ao #EmPauta, com @cosmemarcelo, na #GloboNews: https://t.co/yAMjf4cw3V pic.twitter.com/6sOQW4X0Go
— GloboNews (@GloboNews) November 16, 2023
Este é o Pantanal brasileiro.
Você não viu hashtag. Não verá reportagem especial. Ele vai queimar até quando quiser e vocês respirarão fumaça do amor. pic.twitter.com/Wy3963acgX
— Rafael Gloves (@rafaelgloves) November 16, 2023
Onça é vista passeando com filhote em área de queimada no Pantanal de MS pic.twitter.com/hVs59MD748
— osulmatogrossense (@PortalOSM) November 15, 2023
E veja também: Primeira-dama de Agrestina picha carro da amante do marido prefeito: “raparigo”. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de apoio!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander