Onça-parda é avistada, caminhando ‘de boa’, em condomínio de Mairiporã (SP)

direitaonline



Na manhã desta terça-feira (17), uma onça-parda foi avistada em um condomínio na cidade de Mairiporã (SP), localizada a apenas 25 quilômetros da capital paulista. O registro do animal, capturado por uma câmera de segurança, mostra o momento em que ele emerge da mata para observar o entorno antes de retornar à vegetação.

A Secretaria do Meio Ambiente de Mairiporã foi acionada sobre o ocorrido. “Recebemos o alerta do avistamento pela manhã”, explicou Cátia Regina Macagnan, bióloga responsável pela fauna silvestre no município. Segundo ela, o animal foi visto por um morador que estava chegando de carro ao condomínio. “A pessoa viu a onça saindo da mata ao chegar para trabalhar.”



A bióloga ressaltou que o felino aparenta ser jovem e estava em fase de exploração territorial. Após ser flagrado cruzando a rua, o animal não foi mais registrado por outras câmeras de vigilância.

Presença comum na região
De acordo com Macagnan, a presença de onças-pardas não é incomum em Mairiporã, devido à abundância de áreas florestais e cursos d’água. “No município, temos a existência da onça-parda. Ela procura principalmente água e costuma ser encontrada próxima a riachos e represas”, explicou.



Apesar disso, situações como essa demandam cautela por parte das autoridades, já que registros podem ser falsificados ou atribuídos erroneamente a outros locais. “Confirmei com quem fez o registro para verificar a autenticidade, porque hoje em dia há muita informação falsa circulando”, afirmou a bióloga. Veja na reportagem abaixo!



Gostou? Compartilhe!
Next Post

Congresso conclui votação e desidrata corte de gastos de Haddad

O Congresso Nacional concluiu nesta sexta-feira (20) a votação do pacote de contenção de gastos proposto pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda). Houve enfraquecimento de medidas e, como resultado, a economia para os cofres públicos deve diminuir. Os parlamentares blindaram emendas obrigatórias contra bloqueios, afrouxaram o comando para combater supersalários, derrubaram […]