A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a situação da dengue no Brasil é “alarmante”, sendo o país responsável por mais de 50% de todos os novos casos da doença no mundo em 2024. A agência internacional recomendou que aqueles que planejam passar o Carnaval nos próximos dias usem repelentes para evitar a picada do mosquito transmissor da doença. Outra opção sugerida é o uso de roupas com mangas largas.
“Encorajamos as pessoas envolvidas no Carnaval a usar repelentes e se proteger. Aqueles que possam se cobrir com mangas largas, ainda melhor”, afirmou Raman Velayudhan, chefe da unidade da OMS que lida com Doenças Negligenciadas.
Em 2023, o Brasil já havia liderado o número elevado de casos de dengue no mundo. Foram registrados 5,5 milhões de casos globalmente, resultando em 5 mil mortes, sendo que 4,5 milhões ocorreram nas Américas. No Brasil, foram registrados 3 milhões de casos, com uma taxa de mortalidade de 0,4%.
Durante uma coletiva de imprensa em Genebra, a OMS detalhou a situação do país e destacou que os números são “preocupantes” em toda a região. Nas primeiras quatro semanas de 2024, a OMS estima que 500 mil casos de dengue foram registrados globalmente, com 262 mil apenas no Brasil, liderando a contagem na América do Sul.
Raman Velayudhan alertou que 4 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em áreas com presença da dengue, e que a expansão geográfica do mosquito é uma realidade, afetando novas regiões devido às mudanças climáticas. Atualmente, 130 países são afetados, incluindo regiões no Mediterrâneo.
A esperança da OMS é que a temporada de dengue na América do Sul esteja alcançando seu pico, mas admite que a tendência observada em 2023 continua em 2024. E veja também: STF julga recurso sobre uso de trajes religiosos em fotos de documentos oficiais. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: UOL)