Na manhã desta segunda-feira (14), o jornal O Globo cometeu um erro editorial ao publicar, como se fosse uma notícia real, uma sátira do site de humor ‘O Sensacionalista‘ sobre a recente cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A manchete da coluna humorística dizia: “Intestino de Bolsonaro se adianta e já está preso” — uma piada típica do estilo irreverente do Sensacionalista. No entanto, ao ser publicada pelo site do Globo, a informação apareceu sem qualquer indicação de que se tratava de conteúdo satírico.
Somente na manhã de terça-feira (15), o jornal reconheceu o equívoco e publicou uma errata em seu portal: “CORREÇÃO: Por um erro de edição, O GLOBO não identificou como sendo da coluna de humor Sensacionalista um post sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Pedimos desculpas aos leitores.”
A gafe não passou despercebida. O jornal pertencente à família Marinho foi alvo de críticas nas redes sociais e por parte de leitores, justamente por não deixar claro o tom de humor do conteúdo divulgado. A ausência de qualquer aviso de que se tratava de uma piada gerou confusão e reforçou a cobrança por mais cuidado na checagem editorial.
CORREÇÃO: Por um erro de edição, O GLOBO não identificou como sendo da coluna de humor Sensacionalista um post sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Pedimos desculpas aos leitores.
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) April 15, 2025