Um levantamento realizado pelo portal g1 no ‘Banco Nacional de Mandados de Prisão’ (BNMP) apontou que o Brasil possui cerca de 10 mil pessoas procuradas pela Justiça há mais de dez anos. O banco de dados reúne informações sobre ordens de prisão emitidas por tribunais de todo o país.
Esse número representa aproximadamente 3% dos 368 mil mandados de prisão que estavam ativos no início de outubro, momento em que o g1 obteve as informações do portal mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre os mandados mais antigos, há quatro com mais de três décadas de emissão. Em dois desses casos, os alvos foram localizados após a polícia ser questionada pelo g1 sobre a demora no cumprimento das ordens.
De acordo com dados atualizados pelo CNJ até 19 de novembro, 77% dos mandados vigentes têm natureza penal. Entre eles, 58% estão na categoria de cumprimento provisório. No total, o país registra 108.593 pessoas que devem cumprir penas definitivas e outras 149.728 aguardando cumprimento de ordens provisórias.
Especialistas indicam que a dificuldade para efetivar mandados tão antigos está diretamente relacionada à falta de integração entre as diversas forças de segurança pública. Essa desconexão compromete a eficiência do sistema e perpetua a impunidade em casos de crimes graves. Clique AQUI para ver a reportagem na íntegra. (Foto: PixaBay; Fonte: G1)