Número de transações via Pix tem queda recorde após anúncio da Receita

direitaonline



Nos primeiros dias de janeiro de 2025, o Pix registrou sua maior redução mensal no volume de transações desde que foi lançado pelo Banco Central, em novembro de 2020.

Segundo levantamento do Globo com base nos dados do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), entre 4 e 10 de janeiro foram realizadas 1,250 bilhão de operações, o que representa uma queda de 10,9% em comparação com o mesmo período de dezembro.



A retração superou o recuo observado em janeiro de 2022 (-7,5%), até então o maior registrado para o intervalo. Tradicionalmente, os primeiros dias de janeiro apresentam redução no volume de transações, pois dezembro é impulsionado pelo pagamento do 13º salário e pelas compras de Natal.

Porém, além da queda acentuada em relação a dezembro, o número de transações de janeiro também ficou abaixo de novembro, outubro e setembro de 2024.



Um dos fatores que podem ter influenciado essa redução é a nova norma da Receita Federal, que ampliou a fiscalização sobre movimentações financeiras. O temor de autônomos e informais em serem alcançados pela fiscalização pode ter contribuído para a retração, embora a Receita negue que a medida seja voltada para pequenos contribuintes.

Desde sua criação, o Pix tem crescido de forma consistente e se consolidado como um dos meios de pagamento mais populares no Brasil.



Porém, a queda em janeiro de 2025 se junta a outros períodos de redução observados em meses pontuais, como janeiro de anos anteriores e julho de 2024, representando movimentos atípicos em uma trajetória geralmente ascendente. E mais: Previdência 2024: 70% dos pagamentos feitos pelo INSS são de até um salário-mínimo. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Sede do PT em Diadema (SP) é invadida, roubada e vandalizada

A sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Diadema, na Grande São Paulo, foi alvo de uma invasão, roubo e vandalismo durante a madrugada da última terça-feira (13). Funcionários encontraram o local destruído ao chegarem para trabalhar, com móveis quebrados, tinta espalhada em objetos e fotos de líderes petistas, como […]