O Nubank anunciou nesta quinta-feira (8) uma nova funcionalidade que promete facilitar ainda mais a vida dos clientes: o Pix por aproximação agora poderá ser feito diretamente dentro do aplicativo do banco digital. A novidade será liberada aos poucos para os usuários com sistema Android, e vale exclusivamente para contas de pessoas físicas.
Com a nova função, o cliente poderá pagar compras presenciais aproximando o celular da maquininha de cartão e escolhendo, dentro do próprio app, se prefere utilizar o saldo disponível na conta ou parcelar o valor em até 12 vezes, com cobrança de juros. Segundo o Nubank, “a taxa aplicada varia de acordo com o perfil de crédito e é avaliada constantemente de forma individual”.
Diferente do modelo anterior, que dependia de carteiras digitais como Google Pay, o novo sistema permite realizar todo o processo de pagamento dentro do ambiente do aplicativo, com mais controle e praticidade.
O Nubank já oferecia a função via integração externa, seguindo a obrigatoriedade imposta pelo Banco Central desde fevereiro, que exige que as principais instituições financeiras disponibilizem o Pix por aproximação.
Para realizar o pagamento, basta abrir o app do Nubank e aproximar o aparelho da maquininha. A tela de pagamento surge automaticamente e o usuário poderá escolher entre débito (saldo em conta) ou crédito parcelado.
No caso do parcelamento, o cliente seleciona o número de parcelas desejado, e o valor total da compra será exibido com a inclusão dos juros e do IOF. Já para pagamentos à vista com saldo, não há incidência de tarifas adicionais. A confirmação da operação é feita por biometria ou senha.
Além disso, o banco oferece a opção de criar um atalho para o Pix por aproximação direto na tela inicial do celular. O processo é simples: dentro do app, o cliente acessa a área “Pix” ou “Pagar”, seleciona “Pix por aproximação” e, ao clicar no ícone de “configurações”, pode ativar o atalho para facilitar os próximos pagamentos.
A aposta do Nubank reforça uma tendência crescente no país. Os pagamentos por aproximação têm conquistado cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros. Dados recentes da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostram que, no primeiro trimestre deste ano, 69,6% das compras feitas presencialmente foram realizadas com a tecnologia. No mesmo período de 2023, esse índice era de 57,7%.
O levantamento ainda aponta que 71% dos brasileiros usam pagamento por aproximação com regularidade. Desse total, 60% afirmam que utilizam essa forma de pagamento sempre ou quase sempre, 24% dizem que usam às vezes, e 16% revelam que ainda utilizam com pouca frequência.
Vale lembrar que o Pix parcelado ainda é uma modalidade de crédito oferecida diretamente pelos bancos, sem regulamentação oficial. No entanto, o Banco Central anunciou que deve estabelecer diretrizes específicas para esse tipo de operação a partir de setembro. E mais: Nome Leão retorna ao papado após um século e empata com Clemente entre os mais escolhidos. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução site; Fonte: Valor Investe)