A edição 2025 do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo foi lançada na noite de segunda-feira (12), durante cerimônia realizada no hotel Rosewood, na capital paulista. O evento reconheceu quatro novos restaurantes com uma estrela e anunciou estreias nas categorias Bib Gourmand e Recomendados, além de premiar profissionais de destaque no setor gastronômico.
Dois restaurantes de cada cidade receberam a primeira estrela Michelin: Casa 201, do chef João Paulo Frankenfeld, e Oseille, de Thomas Troisgros, no Rio; e Kanoe, comandado por Tadashi Shiraishi, e Ryo Gastronomia, de Edson Yamashita, em São Paulo. Nenhum restaurante brasileiro foi elevado a duas ou três estrelas nesta edição.
A seleção foi feita por inspetores internacionais, que avaliaram os estabelecimentos com base em cinco critérios tradicionais do guia: qualidade dos ingredientes, harmonia dos sabores, domínio técnico, personalidade da cozinha e consistência.
Desde o retorno do guia em 2024, após uma pausa de quatro anos, esta é a segunda edição consecutiva publicada. A primeira versão brasileira do Michelin foi lançada em 2015.
Na categoria duas estrelas, continuam as casas Oro e Lasai, no Rio, e D.O.M, Tuju e Evvai, em São Paulo. Outros restaurantes mantiveram suas estrelas, como Oteque, Maní, Huto e Kinoshita. Três estabelecimentos da capital paulista – Tuju, A Casa do Porco e Corrutela – renovaram também a estrela verde, dedicada a práticas sustentáveis.
Cinco novos restaurantes paulistanos foram incluídos no seleto grupo Bib Gourmand, que destaca boas refeições a preços acessíveis: A Casa do Porco, Cepa, Clandestina, Jacó e Manioca da Mata.
Doze casas estrearam como Recomendadas pelo guia, entre elas Babbo Osteria e Ocyá Ilha, no Rio, e Giuletta Carni, Le Jardin e Sal Gastronomia, em São Paulo.
Durante a cerimônia, também foram entregues prêmios especiais: Marcelo da Fonseca Lopes Costa (Evvai) foi eleito Sommelier do Ano; Rodrigo Cavalcante (Tuju) recebeu o Prêmio de Serviço; e Iago Jacomussi, do restaurante Jacó, foi reconhecido como Jovem Chef, agradecendo ao mentor Luiz Filipe Souza (Evvai). E mais: PT responsabiliza governo Bolsonaro por fraude bilionária no INSS em vídeo nas redes. Clique AQUI para ver. (Foto: PixaNBay; Fonte: CNN)