Após o primeiro vídeo que viralizou mostrando um grupo de torcedores do Corinthians impedindo a entrada no vagão do metrô de manifestantes patriotas (clique AQUI para ver), agora uma nova publicação mostra outros torcedores do mesmo clube fazendo ameaças e tendo atitudes ainda mais graves contra manifestantes que seguiam para a manifestação de Bolsonaro na Paulista.
Ao portal UOL, o Metrô afirmou que “não registrou incidentes” a respeito. Foram inúmeros vídeos mostrando a ação dos membros da organizada do Corinthians. A companhia destacou “todos puderam ir e voltar com segurança” no último final de semana. O comunicado cita que a operação foi “bem-sucedida”. Já a ‘Gaviões da Fiel’, também ao UOL, afirmou que não irá se manifestar a respeito do caso.
Nas redes sociais, a torcida vem recebendo dezenas de críticas após a divulgação do vídeo. “Sou corintiano, já fui sócio e por coisas assim que sai há anos, quem esses imbecis pensam que são impedir as pessoas de entrar no metrô?”, escreveu um seguidor.
Salve, Fiel Torcida! 🦅🏴🏳️
Hoje tem Corinthians e nós estaremos nas arquibancadas apoiando durante os 90 minutos.
COLABORE com o MAR NEGRO vestindo sua CAMISA OFICIAL DOS GAVIÕES ou PRETA do CORINTHIANS e divulgue para todos os Corinthianos.
Gavião, faça a sua parte! pic.twitter.com/c25oW04UBr
— GAVIÕES DA FIEL (@gavioesoficial) February 25, 2024
As cenas desta vez são na Estação da Luz da CPTM e, novamente, é possível ver mulheres e idosos sendo coagidos. Até o momento, a Secretaria de Segurança do governo de São Paulo não se manifestou sobre os atos. Assista abaixo!
Prá quê isso? Que péssimo exemplo. A partir de domingo passado os patriotas que torciam para o Corinthians mudarão de time. pic.twitter.com/wXppfoPORc
— Nê Rodrigues, mãe, avó, brasileira orgulhosa (@RodriguesNedir) February 27, 2024
Douglas Garcia no Ministério Público
O ex-deputado estadual Douglas Garcia (que não se reelegeu em 2022) divulgou em suas redes sociais que tomou a iniciativa de ir até o Ministério Público representar contra a ‘Gaviões da Fiel’. Segundo ele, os manifestantes são integrantes da organização.
Ainda de acordo com Douglas, os torcedores “incorreram em infração da Lei 14.597; no parágrafo 5º diz que a torcida organizada responde civilmente pelos danos causados por qualquer de seus associados (…)” inclusive no trajeto do estádio. Assista abaixo!
PROCESSEI A GAVIÕES DA FIEL! Art. 178 § 5° e 6° da Lei 14.597 – Art. 186 da Lei 10.406/02 e Artigo 262 do Decreto Lei nº 2.848 pic.twitter.com/gn3qHQSuT7
— Douglas Garcia (@DouglasGarcia) February 27, 2024