Após meses de debates, pesquisas e campanhas eleitorais, os brasileiros irão às urnas neste domingo (30/10) para escolher o presidente que vai comandar o país pelos próximos quatro anos. A disputa parece chegar ao fim da mesma maneira que começou: bem acirrada e com muita polarização.
E segundo a última pesquisa do Banco Modalmais e realizada pelo Instituto Futura, divulgada hoje (28), a apuração de domingo promete fazer os eleitores dos dois candidatos roerem as unhas.
Neste novo estudo, considerando votos totais, Bolsonaro (PL) aparece ligeiramente na frente com 46,4% das intenções de voto, contra 46,1% para Lula (PT) em um cenário espontâneo. A porcentagem de brancos e nulos diminuiu de 8,6% para 7,4% na comparação com a pesquisa anterior.
Já levando em consideração apenas os votos válidos (forma que o TSE divulga o vencedor), ou seja, sem contabilizar brancos e nulos, o atual presidente surge com 50,3% das intenções, enquanto o candidato petista está com 49,7%. Uma vanteagem mínima de 0,7%.
Clique AQUI para ver o relatório na íntegra da ModalMais/ Futura
Para se ter uma ideia de quão pequena é hoje a diferença entre os dois candidatos: levando em consideração os votos válidos do primeiro turno, ou seja, cerca de 118 milhões de eleitores, a vantagem de Bolsonaro seria de 700 mil votos, segundo o ModalMais/ Futura.
Em sua última pesquisa com votos válidos antes do primeiro turno, divulgada em 30 de setembro, o instituo se aproximou do resultado apurado nas unas. O Modal indicava vitória de Lula com 43,6% (teve 48,4%) e Bolsonaro com 40,5% (teve 43,2%). E veja também: Instituto Paraná divulga novo levantamento sobre corrida presidencial em SP. Clique AQUI para ver.