O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi o convidado do evento promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), nessa quarta-feira (14), na sede da Casa de Mauá. O ministro foi recebido pelo presidente da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito, e o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Guedes assinou o tradicional “Livro de Visitas” e em seguida fez uma palestra para uma plateia formada por empresários, parlamentares, dirigentes da ACRJ e da Firjan, entre outras entidades.
O ministro fez um balanço das ações do Governo Federal, citou alguns programas, como o Auxílio Brasil, e destacou o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2022.
Comentou ainda sobre algumas previsões dos “analistas” a respeito da inflação, que, segundo ele, era de 7,4%, mas que já está próximo de 6% ao ano. De acordo com ele, o teto de gastos foi “mal desenhado”. “Esqueceram de fazer as paredes, que são as reformas”, disse.
Guedes também disse que o Governo não deixará “nem R$ 1,00 de dívida” para o próximo governo, que “nós vamos devolver para nós mesmos”. Assista abaixo a um pequeno trecho e, em seguida, a palestra completa.
Palestra na íntegra