O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (22/5), para exigir a abertura imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar denúncias de descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A solicitação foi formalizada por meio de um mandado de segurança, após o requerimento da CPI reunir o número necessário de assinaturas na Câmara dos Deputados. No entanto, o processo está travado, à espera de um posicionamento do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Nikolas manifestou indignação com a demora: “Não podemos aceitar que o Congresso feche os olhos para um esquema criminoso que atacou diretamente quem mais precisa: aposentados, pensionistas e segurados do INSS. O que está em jogo aqui é o respeito à lei, às instituições e, principalmente, ao povo brasileiro. E não aceitarei que isso seja desrespeitado”, declarou o parlamentar à imprensa.
O pedido de criação da CPI foi apresentado no fim de abril por deputados da oposição, com o respaldo de nomes ligados à base do governo Lula (PT).
Paralelamente, também tramita no Congresso um requerimento para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o mesmo tema. Essa CPMI ainda depende da leitura oficial por parte do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Durante agenda nesta quinta (22/5), Alcolumbre confirmou que a sessão conjunta para análise de vetos presidenciais ocorrerá em 17 de junho e afirmou que, na mesma data, deverá fazer a leitura do pedido da CPMI. E mais: Governo aumenta IOF para empresas, câmbio e seguros com foco em ajuste fiscal. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Câmara; Fonte: Metrópoles)
O Brasil está assistindo a um dos maiores escândalos de fraudes da história. Milhões de aposentados foram vítimas de descontos ilegais, empréstimos consignados irregulares e de um esquema que desviou bilhões de reais. Diante disso, protocolamos na Câmara um pedido para criar a…
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) May 22, 2025