O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) desponta como líder na corrida eleitoral para o governo de Minas Gerais em 2026, conforme pesquisa divulgada neste sábado (29) pelo Instituto Veritá. O parlamentar aparece com 30,9% das intenções de voto, seguido pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), que soma 22,9%.
Na sequência, surgem o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (Republicanos-MG), com 17,4%, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 10,3%. O atual vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões (Novo), registra 2,9%.
A pesquisa entrevistou 2.041 eleitores em 55 municípios mineiros entre os dias 21 e 25 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Cleitinho e Nikolas
Cotado para concorrer ao governo de Minas, Cleitinho não descarta disputar como vice-governador. No entanto, ele afastou a possibilidade de integrar uma chapa ao lado do atual vice-governador, Matheus Simões, que é apontado como um dos possíveis sucessores de Romeu Zema (Novo).
Nikolas Ferreira, por sua vez, mantém aberta a possibilidade de entrar na disputa estadual, mas também já manifestou interesse em concorrer ao Senado. Para isso, no entanto, seria necessário que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) reduzisse a idade mínima para o cargo. Atualmente, a legislação exige que o candidato tenha pelo menos 35 anos, enquanto Nikolas completará 30 em 2026.
Avaliação do governo Zema supera a de Lula
A pesquisa do Instituto Veritá também analisou a avaliação dos eleitores mineiros sobre a administração do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo estadual recebeu uma avaliação mais positiva do que a gestão federal.
De acordo com o levantamento, 49,6% dos entrevistados classificam o governo Zema como “bom” ou “ótimo”. Já a mesma percepção para Lula é de 29,6%.
Por outro lado, 57,2% dos eleitores avaliam o governo federal como “ruim” ou “péssimo”, enquanto a administração estadual de Zema é vista dessa forma por 30,3% do eleitorado.
Os que consideram a gestão de Lula “regular” somam 13,2%, enquanto o governo do chefe do Executivo mineiro é avaliado dessa forma por 20,2%.
Os números detalhados são os seguintes:
Romeu Zema (Novo)
Ótimo/bom: 49,6%
Regular: 20,2%
Ruim/péssimo: 30,3%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Ótimo/bom: 29,6%
Regular: 13,2%
Ruim/péssimo: 57,2%
A pesquisa foi realizada com 2.041 eleitores mineiros em 55 municípios entre os dias 21 e 25 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. E mais: Dinheiro ‘esquecido’ do PIS/Pasep: saques já começaram. Clique AQUI para ver.