Nestlé faz recall voluntário de lanche por presença de toxina

direitaonline



A Nestlé anunciou nesta segunda-feira (2) que está recolhendo, de forma preventiva e voluntária, lotes específicos do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon. A medida foi tomada após a identificação de aflatoxinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos, em níveis superiores aos permitidos pela legislação vigente.

Os lotes afetados incluem:
Snack de Morango e Banana (35 g)com vencimentos em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025.
Snack de Laranja e Banana (35 g)
com validade em 01/06/2025.



Segundo a Nestlé, a presença da toxina foi detectada em análises de rotina. Apesar disso, a empresa garantiu que “a quantidade encontrada não representa risco à saúde”. A ingestão prolongada de alimentos contaminados com aflatoxina pode causar danos ao fígado, mas, conforme explicado, o consumo de grandes quantidades seria necessário para gerar efeitos agudos.



“Seria preciso ingerir 18 kg do produto diariamente, durante uma a três semanas, para haver qualquer intoxicação aguda”, afirmou a Nestlé.

A empresa esclareceu que o recall se aplica apenas aos lotes mencionados e está sendo conduzido em conjunto com as autoridades. Produtos fora dessa lista não foram afetados.



A Nestlé destacou ainda que todos os itens recolhidos terão sua comercialização suspensa e serão destruídos, reforçando o compromisso com a segurança alimentar. E mais: China descobre gigantesca reserva de ouro avaliada em R$ 498 bilhões. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

5G 'standalone' começa a operar no Brasil com promessa de velocidade 100 vezes maior

A partir desta segunda-feira (2), a principal faixa do 5G, conhecida como standalone (SA), está liberada em todo o Brasil. A tecnologia permite que as operadoras ativem o chamado “5G puro” em qualquer cidade, embora a implementação total dependa de decisões individuais das empresas. Com o 5G SA, as velocidades […]