Dois eventos anuais pró-vida, o ‘Walk for Life West Coast’, em São Francisco, e o ‘OneLife LA’, em Los Angeles, no sábado, 20 de janeiro juntaram multidões em apoio à santidade da vida humana, apesar da chuva. A reortagem é do portal Cristão ACI Digital.
O evento de São Francisco, que celebrou seu 20º ano, é organizado e tem participação majoritária de católicos, liderados pelo arcebispo de São Francisco, dom Salvatore Cordileone. O evento de Los Angeles está em seu décimo ano e é organizado pela arquidiocese de Los Angeles. O arcebispo dom Jose Gomez e outros bispos, padres e religiosos da Califórnia participaram atraindo milhares de defensores da vida.
Dom Cordileone deu início à West Coast Walk for Life com uma missa na catedral de santa Maria, seguida de uma campanha de conscientização chamada “Silent No More” (Calaados Nunca Mais), com palestrars; uma reunião com palestrantes pró-vida como Lila Rose, da Live Action; e uma caminhada de quase três quilômetros pela Market Street até o Embarcadero Plaza.
Em sua homilia, o arcebispo de São Francisco lamentou: “Parece que nosso estado da Califórnia está em uma onda de assassinatos contra a vida no ventre materno, com as mulheres mais pobres presas no processo, presas com recursos insuficientes para tomar uma decisão a favor da vida e ter acesso aos cuidados médicos e ao apoio emocional e material de que precisam para cuidar dessa nova vida”.
O bispo então agradeceu aos pró-vida presentes por seu apoio às mulheres que enfrentam gestações de crise e continuou: “Quando se mostra a face de Jesus Cristo a essas nossas irmãs e irmãos em um encontro de caridade cristã, Ele fará novas todas as coisas para eles e poderão começar a reconstruir suas vidas”.
O arcebispo de São Francisco enfatizou que a chave para o avanço da causa pró-vida e a reconstrução da sociedade e a promoção do Evangelho na igreja é reavivar a confiança cristã no matrimônio e na família: “Não podemos dizer que somos pró-vida a menos que abracemos todo o plano de Deus, o que significa abraçar Seu plano para o matrimônio. Se o senso comum não for suficiente, temos mais de 50 anos de pesquisas científicas sociais consistentes que nos mostram que muitos dos males sociais que vivemos hoje, como a pobreza desenfreada, a falta de moradia, a violência armada, o encarceramento são consequência da fragmentação da família. Essa é a raiz do problema”.
“Simplesmente não há como ter uma sociedade saudável sem uma cultura matrimonial viva; a evangelização da cultura não é nem mesmo possível sem uma cultura matrimonial saudável, já que a aliança de Deus com seu povo é uma aliança matrimonial”.
“Em uma sociedade onde o casamento é desvalorizado e até mesmo ridicularizado, não é de se admirar que o fruto do matrimônio, os filhos, também sejam desvalorizados, descartados e vítimas do que o papa Francisco chama de ‘cultura do descarte’?”
Caminhada pela Vida na Costa Oeste
Lisa Hamrick também é paroquiana da igreja de são Domingos e organiza a marcha desde seu início, em 2004. Ela ficou maravilhada com o crescimento do evento, observando que o primeiro ano começou com 7,5 mil participantes. Naquela ocasião, também havia cerca de três mil manifestantes contra a vida.
“Os manifestantes estavam furiosos, gritando, xingando e fazendo tudo o que podiam para nos atrapalhar, enquanto nosso lado estava feliz, pacífico e em oração”, lembrou. “Você podia realmente ver a diferença”.
Em um ano, uma mulher com aparência de brava olhou para Hamrick e se aproximou dela. “Eu estava me preparando para que ela começasse a gritar comigo, mas, para minha surpresa, ela disse: ‘Eu costumava me opor a vocês, mas pela primeira vez estou caminhando com vocês este ano’. Então, se mudarmos apenas alguns corações como o dela, nossos esforços valerão a pena”, declarou.
OneLife LA
A ‘OneLife LA’ começou na La Placita/Olvera Street, no centro de Los Angeles, com a marcha seguindo para o State Historic Park da cidade para uma celebração que incluiu palestrantes e música ao vivo. O dia foi encerrado com uma missa de réquiem celebrada por dom Gomez na Catedral de Nossa Senhora dos Anjos pela alma dos nascituros mortos.
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o arcebispo de Los Angeles disse: “O OneLife LA sempre foi mais do que apenas um dia bonito, especialmente hoje, quando está chovendo! O OneLife LA é uma visão de uma forma nova de viver uma cultura da vida, uma sociedade onde cada vida é sagrada e cada vida é cuidada, cada vida em cada etapa e em cada condição, desde o momento em que uma pessoa é concebida no ventre até o momento em que a vida dessa pessoa chega ao seu fim natural”.
Depois disse: “Toda vida humana é preciosa para Deus; pelo amor de Deus, somos chamados a amar. Por causa de Deus, somos chamados a proteger. Esta é uma bela visão para o OneLife LA“. (Fotos: divulgação; Dennis Callahan/Arquidiocese de São Francisco; José Aguirre/Walk for Life West Coast)