Uma multidão invadiu, neste sábado (9), a residência oficial do presidente do Sri Lanka exigindo a renúncia de Gotabaya Rajapaksa. O país vive sua pior crise econômica, desde sua independência, em 1948.
Os manifestantes arrombaram os portões em outros prédios do governo, como a secretaria presidencial e do Ministério das Finanças, mostraram imagens de TV. De acordo com fontes do Ministério da Defesa, ele já não estava na residência oficial desde sexta-feira (8), por motivos de segurança. O Exército e policiais tentaram impedir que os manifestantes entrassem nos edifícios, mas não conseguiram.
Assista abaixo!
(aguarde o vídeo carregar, se necessário)
Vídeo I
Sri Lanka… Jubilation as citizens storm the presidential palace… coming to a Whitehouse near you pic.twitter.com/8TSdHve6xX
— Pelham (@Resist_05) July 9, 2022
Vídeo II
Sri Lanka… this is absolutely epic, this is a revolution
RESIST 🔥🔥🔥 pic.twitter.com/4p4clcq2Iz
— Pelham (@Resist_05) July 9, 2022
Vídeo III
Sri Lanka… the insurrection is complete with a swim in the presidential pool pic.twitter.com/ZcA7XN53cu
— Pelham (@Resist_05) July 9, 2022
Vídeo IV
O Sri Lanka possui 22 milhões de habitantes e está localizado no sudeste asiático. A crise econômica começou com a falta de dólares no país, que é extremamente dependente do turismo. Com a pandemia, os visitantes internacionais deixaram de ir ao país. Sem dinheiro eles não conseguem importar combustíveis, alimentos e remédios.
A inflação atingiu 54,6% em junho e deve chegar a 70% nos próximos meses. O governo negocia com o Fundo Monetário Internacional um empréstimo de US$ 3 bilhões, uma reestruturação de parte da dívida externa e procura dinheiro emprestado em órgãos internacionais. Para piorar, com o aumento dos preços do petróleo, a situação ficou incontrolável. No ano passado, o governo proibiu a importação de fertilizantes químicos, o que devastou a agricultura. Em novembro, a compra voltou a ser permitida. Com informações do G1.