Neste fim de semana, 12 e 13 de novembro, centenas de famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, na Bahia, invadiram duas fazendas na região da Chapada Diamantina. O anúncio foi feito pelo próprio movimento em seu site oficial.
“No sábado (12), cerca de 100 famílias ocuparam a Fazenda Gentil, no município de Maracás, e, no domingo (13), foram 150 famílias que ocuparam a Fazenda Redenção, localizadas entre os municípios de Planaltino e Irajuba, que está abandonada há anos e não cumpre sua função social, o acampamento recebe o nome de Estrela Vive”, diz o MST.
Segundo o manifesto publicado, “a área pertence a empresa Ferbasa, que está falida e abandonou as terras que seriam destinadas à monocultura do eucalipto”.
Essa é a décima sétima ocupação que o Movimento Sem Terra realiza no estado neste ano de 2022. Em nota, o Movimento deu sua “justificativa” para o ato: “As famílias são de trabalhadoras e trabalhadores que viviam nas periferias e estão passando dificuldades. Os agricultores já se organizam para a produção de alimentos e construção dos barracos para moradia”.
🚩✊🏾 Neste fim de semana, centenas de famílias organizadas pelo MST-Bahia, ocuparam 2 fazendas improdutivas na região da Chapada Diamantina.
Essa é a 17º ocupação que o MST faz este ano na Bahia, com famílias trabalhadoras que estavam passando dificuldades nas periferias. pic.twitter.com/eJH5C9gHZV
— MST Oficial (@MST_Oficial) November 13, 2022
E veja também: Alexandre de Moraes se manifesta após ser hostilizado nos EUA. Clique AQUI para ver.