MPF questiona “medidas preventivas” das Forças Armadas nas celebrações do bicentenário da Independência

direitaonline



O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), enviou ofícios ao Comando Militar do Leste, ao Comando do 1º Distrito Naval e ao Terceiro Comando Aéreo Regional em que questiona as medidas que pretendem adotar ou já adotaram para garantir que as celebrações oficiais de 7 de Setembro não se confundam com “manifestações político-partidárias”.

O ofício questiona ainda as medidas que os comandos pretendem adotar ou já adotaram para prevenir que os seus subordinados “se engajem” eventualmente em manifestação do gênero durante tais celebrações.

“Com base na necessidade de equilíbrio e ponderação entre a livre manifestação do pensamento e a necessidade de zelar pelo respeito dos serviços públicos aos princípios, garantias, condições, direitos, deveres e vedações previstos na Constituição, a PRDC ressalta a preocupação em assegurar e prevenir que a importante celebração do bicentenário não seja confundida com ato de natureza político-partidária, tendo em vista o disposto no art. 142, §3º, V, da Constituição, e do art. 77, § 1º, a, da Lei 6.880/1980”, diz o MPF em nota pública nessa sexta-feira (2).

Os procuradores mencionam ainda a carta aberta da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), divulgada em 5 de agosto, que chamou atenção para a “necessidade de permanente zelo pelo exercício da cidadania, da livre expressão do pensamento e do pluralismo político”.

Segundo o PFDC, “tal postura é considerada fundamental para a preservação de campanhas eleitorais pacíficas e das instituições democráticas do Estado brasileiro”. O Ministério Público deu um prazo de 48 horas para a resposta das Forças Armadas. E veja também: Governo federal entrega 52 quilômetros de pavimentação de rodovia de acesso ao Pantanal sul-mato-grossense. Clique AQUI para ver.


Fonte: MPF
Foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lula diz que homem deve “ir para a cozinha ajudar no serviço da mulher”

Lula (PT) disse que o homem deve “ir para a cozinha ajudar no serviço da mulher”. A declaração foi dada na noite de quinta-feira (1º) durante discurso a apoiadores em Belém, no Pará. Ao defender o respeito às mulheres, o petista associou a figura feminina ao trabalho doméstico. “A gente […]