Em discurso no Senado, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão admitiu ter se enganado em seu pronunciamento de 31 de dezembro de 2022, quando afirmou que o Brasil vivia uma “democracia pujante”. Mourão, agora senador, declarou que estava equivocado ao tentar promover a pacificação nacional e reconhecer a transição democrática de governo.
O senador destacou que, na verdade, os brasileiros vivem em um país onde os direitos individuais estão à mercê de “preferências subjetivas de uma poderosa autoridade de Estado”. Ele criticou o desequilíbrio entre os poderes, mencionando uma “instrumentalização” das instituições para perseguir politicamente a oposição.
Mourão lamentou a situação atual, em que “se prendem pessoas que nem imaginam porque estão sendo encarceradas” e onde “um mero desabafo no WhatsApp pode significar a destruição de reputação”.
Ele reforçou que, sem liberdade de expressão, “não há democracia”, ressaltando a necessidade urgente de mudar o estado das coisas para que a Constituição funcione de fato. Assista a seguir na íntegra. E mais: Justiça revoga prisão preventiva de ex-CEO da Americanas. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo)